Evento organizado pelas secretarias de Cultura e Esporte contará com diversas atrações que servirão para estimular população a participar das campanhas do agasalho e contra a fome. Arte: Divulgação/PMD
Evento organizado pelas secretarias de Cultura e Esporte contará com diversas atrações que servirão para estimular população a participar das campanhas do agasalho e contra a fome. Arte: Divulgação/PMD

Com suas atividades comprometidas em função da pandemia do coronavírus, tanto a Secretaria de Cultura quanto a de Esporte e Lazer têm se reinventado para auxiliar a Prefeitura de Diadema na luta contra o avanço da doença na cidade. 

Neste domingo, 27/06, entre as 14h e 18h, as duas pastas se unem para colocar em prática mais um evento em defesa das famílias em situação de vulnerabilidade social: é o Arraiá Solidário Mulheres em Movimento, iniciativa inspirada nas tradicionais festas juninas com o intuito de mobilizar a população a colaborar com as campanhas Sua Fome me Incomoda e Aquece Diadema. 

Para atrair o diademense a prestigiar o evento, as duas pastas criaram uma série de atrações que ocorrerão tanto virtualmente quanto nas ruas da cidade. Enquanto quatro artistas se revezam no palco do Teatro Clara Nunes ao longo do dia, em apresentações transmitidas ao vivo pelas redes sociais  (confira os links abaixo), quatro atrações percorrerão diversos bairros em dois trios elétricos, levando boas vibrações para os moradores da cidade e convidando a todos e todas a doarem o que puderem para ajudar na luta contra a fome. 

Os trios também irão receber as doações da população, mas quem preferir poderá entregar alimentos e agasalhos num dos 12 pontos fixos distribuídos em todas as regiões da cidade e que ficarão abertos durante a realização do evento. 

Para o secretário de Cultura, Deivid Couto, o Arraiá Solidário é a confirmação da disposição da pasta em colaborar como pode na luta contra a pandemia do coronavírus. “Desde a realização do Festival Cultura Solidária estamos mobilizados para fazer da cultura mais um aliado na luta contra a fome. O Arraiá surge neste sentido e tenho certeza que a população irá abraçar esta causa também”, avalia. 

Tradição repaginada 

A ideia de realizar uma festa junina que não causasse aglomeração e ainda pudesse levar alegria à população teve um grande empurrão do Mulheres em Movimento – programa lançado há 32 anos no contexto das lutas populares e da reivindicação ao direito à cidadania. 

Sucesso absoluto da Prefeitura Municipal no que diz respeito ao empoderamento feminino, a iniciativa também ficou famosa pelas tradicionais festas juninas realizadas desde o início dos anos 90. 

Desta vez, em função da pandemia, o programa resolveu inovar: gravou uma série de vídeos com coreografias, brincadeiras e tutoriais de receitas típicas de São João. “Foi a maneira que encontramos de manter o espírito alegre e acolhedor do nosso programa também durante a pandemia. Queremos mostrar à população a pensar positivo e que, mesmo de casa, é possível se divertir ao mesmo tempo em que pensa no próximo”, opina Luciana Avelino, secretária de Esporte e Lazer. 

A exemplo de todos os eventos realizados pela administração municipal,  o Arraiá Solidário será feito seguindo à risca as orientações sanitárias para evitar qualquer tipo de aglomeração. 

Confira a programação: 

PALCO TEATRO CLARA NUNES

14h – Forró Só De Boa / Antônio Alberto Nunes da Silva

15h – Gaviões do Nordeste / Ailton Herculano Martins

16h – Cabra é Fêmea / Luana Caroline Pereira

17h – Participação Especial / Francis Lopes

TRIO ELÉTRICO I – Dominguinhos

14h30 – Forró Casal 2 / Thiago de Moura e Silva Veras

16h – Trio Marajó / Expedito Pereira da Silva

TRIO ELÉTRICO II – Luiz Gonzaga

14h – Nego do Acordeon Oficial & Trio / Eunésimo Pereira de Souza

15h30 – Joãozinho Dez e Zé Maria / João Matias de Oliveira

Pontos fixos de doação: 

CENTRO

Teatro Clara Nunes. Rua Graciosa, 300 – Centro.

Ginásio Ayrton Senna. Rua Oriente Monti, 115 – Centro.

Ginásio Conceição. Rua Caramuru, s/n – Vila Conceição.


CENTRO OESTE

Centro Cultural Serraria. Rua Guarani, 790 – Serraria.

SUL

Complexo Cultural Eldorado (Cine Eldorado). Rua Frei Ambrósio de Oliveira Luz, 55 – Eldorado.

Praça PEC. Av. Afonso Monteiro da Cruz, s/n – Serraria.

NORTE

Ginásio Eduardo de Jesus (Campanário). Avenida Brasília, s/n – Campanário.

Centro Cultural Taboão. Av. D. João VI, 1393 – Taboão.

LESTE

Ginásio Mané Garrincha. Rua dos Cariris, 195 – Piraporinha.

Rômulo Arantes (Portinari). Avenida Casa Grande, 483 – Casa Grande.

Claudio Kano (Promissão). Rua Prudente de Morais, s/n – Jardim Promissão.

Centro Cultural Promissão. Rua Pau do Café, 1500 – Promissão.

Assista de casa: 

Facebook e YouTube: prefdiadema e sec.culturadiadema

Só Facebook: mulheresemmovimentooficial