Em cartaz em São Paulo com "Terreiro dos Aflitos", a Companhia Ágata de Artes abre seu processo de pesquisa ao público, discutindo Ancestralidade e Intolerância Religiosa- Divulgação

Completando 23 anos de produções ininterruptas, a Companhia Ágata de Artes, refaz o encontro do teatro com as suas raízes religiosas, se inspira no assassinato da Ialorixá Maria Bernadete Pacífico, na carreira da cantora Clara Nunes e nas religiões de matriz africana, para discutir ancestralidade e intolerância religiosa, processo que deu origem ao espetáculo “O Terreiro dos Aflitos” em cartaz no Teatro Ruth Escobar, São Paulo.

No dia 22 de Setembro no Teatro Clara Nunes, Diadema, a Ágata irá promover encontros e vivências com foco sobre, Ancestralidade Brasileira, Dança Indígena, Mitologia dos Orixás e ainda na Introdução a Técnicas Teatrais.

“O objetivo destas vivências é promover o encontro das pessoas com o Teatro, discutirmos a intolerância religiosa e dissipar qualquer tipo de preconceito contra as religiões de matriz africana”, garante o diretor da Companhia Ágata, Silvio Tadeu.

RACISMO RELIGIOSO ATUAL

Uma pesquisa coordenada pela Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras aponta que, quase a metade de 255 terreiros, registrou até cinco ataques a seus espaços religiosos nos últimos dois anos, tendo aumento de até 106% em denúncias entre os anos de 2021 e 2022.

“Toda forma de preconceito ou discriminação que a humanidade propõe há séculos, para si mesma, serve para manter acesa a essência selvagem, combinada com a necessidade de controle humano.” completa Alexandre Cuba, gestor da Trinca Produtora, que atualmente representa a Companhia Ágata e idealizou o projeto “Fome“ no qual a oficina está inserida, incluindo show musical, apresentado às 19 horas com a banda “Cuba e Outras Ilhas“.

SERVIÇO:

“TEATRO E ANCESTRALIDADE”

CONTEÚDO:

  • Ancestralidade: o que é e qual a importância
  • Dança Indígena
  • Vivência de dança Indígena com tambor e outros elementos
  • Introdução a Técnicas Teatrais

PROJETO CULTURAL “FOME”

Oficina Gratuita de Teatro e Ancestralidade

Das 13h às 14h30

Mediadores: Silvio Tadeu e Ju Camata

TEATRO CLARA NUNES

Rua: Graciosa, 300 – Centro, Diadema – SP, 09910-660.

As atividades do projeto “FOME” são gratuitas, sugerimos a doação de 01 Kg de alimento que será destinado à ONG Amigas Solidárias de Diadema.