Fachada do Museu da Língua Portuguesa. Foto: Ciete Silvério
Fachada do Museu da Língua Portuguesa. Foto: Ciete Silvério

O Museu da Língua Portuguesa celebra o Dia Internacional da Língua Portuguesa (5 de maio) com uma série de atividades presenciais e gratuitas. Shows, performances, mesas de debate, lançamentos de livros e leituras de obras literárias vão ocupar vários espaços da instituição do Governo do Estado de São Paulo, como a Praça da Língua e o auditório, e também locais como o saguão central da CPTM. A programação acontece entre 5 e 7 de maio, quando a língua portuguesa, nas suas mais variadas dimensões, vai pulsar ainda mais dentro e fora do Museu.

Programação

Entre as atividades confirmadas no dia 5/5 estão as mesas “A origem da fala e os mitos de criação” com Jera Guarani e Daiara Tukano, às 16h, e “Camões com Dendê” com a presença dos escritores Caetano Galindo e Yeda Pessoa de Castro, às 17h30. No mesmo dia, às 20h, acontece um pocket show de Juçara Marçal e Kiko Dinucci com músicas do álbum “Padê”, na Praça da Língua.  

No dia 6, Zion Gate Soundsystem e Batalha Santa Cruz – Ritmo e Poesia na Gare da Luz ocupam o Saguão Central da CPTM com música e muitas rimas poéticas, ao meio-dia. Às 14h, no auditório, Juliano Pessanha e Veronica Stigger participam da mesa “Experimentos com linguagem”, e às 17h Ailton Krenak fala sobre “A ideia de nação”.

No sábado (7), a jornalista espanhola Pilar del Río, presidenta da Fundação Saramago, e o escritor Milton Hatoum falam, às 14h, sobre o tema “Línguas Portuguesas” no auditório. Às 17h, a jornalista Eliane Brum e o professor e líder indígena André Baniwa participam da mesa “Incêndios”, com mediação da jornalista Maria Fernanda Ribeiro, no auditório do Museu.

A edição 2022 do Dia Internacional da Língua Portuguesa tem direção artística do diretor teatral e de cinema Felipe Hirsch, convidado para criar uma programação inspirada em sua peça “Língua Brasileira”, que fez temporada no início deste ano no Teatro Anchieta, do Sesc Consolação – por isso, o encerramento acontece no dia 7, às 19h, com cenas e músicas da peça interpretadas pelo grupo Os Ultralíricos.

Orquestra Mundana Refugi. Foto: Daniel Kersys

“Existem mesas sobre a situação política indígena e a cosmovisão das nações indígenas dentro do País. Outras falam sobre os falares africanos brasileiros e também a respeito de literatura experimental”, afirma Hirsch. “São múltiplos temas abordados por pessoas que refletem sobre o Brasil e a nossa língua por meio da música, como é o caso da Juçara Marçal e do Kiko Dinucci, ou dentro do próprio território em que residem, a exemplo do Krenak. Fico contente em saber que o Museu queira estar em movimento e discutir esses assuntos”, completa. 

O convite para Hirsch partiu da curadora especial do Museu da Língua Portuguesa, Isa Grinspum Ferraz. “A programação que vai ocorrer no Museu na semana do Dia Internacional da Língua Portuguesa traz a pulsação da nossa língua em toda a sua vitalidade e diversidade. As mesas, as aulas abertas, os shows e as performances refletem a criatividade brasileira no uso dessa língua sempre em movimento, língua que nos desafia todo o tempo a pensar sobre nós mesmos e o nosso país”, afirma Isa. 

Todas as atividades do evento serão filmadas. As gravações resultarão em um documentário dirigido pelo próprio Hirsch e com produção da Café Royal. 

Ao longo da semana, a partir de segunda-feira, dia 2, as Embaixadas do Brasil em Dublin (Irlanda), Pequim (China) e Bogotá (Colômbia), entre outras, replicam em suas redes sociais a experiência Palavras Cruzadas, da exposição principal do Museu da Língua Portuguesa. Nela, é possível descobrir o significado e a origem de uma série de palavras incorporadas em nosso vocabulário. 

No sábado, dia 7 de maio, o encerramento das celebrações do Dia Internacional da Língua Portuguesa incorpora o início de um novo projeto – a abertura da instalação “O Conto da Ilha Desconhecida, uma homenagem ao centenário de José Saramago do Museu da Língua Portuguesa em parceria com a Fundação José Saramago, o Instituto Camões e a Companhia das Letras. Uma barca inflável, criada pela companhia Pia Fraus e livremente inspirada na obra de mesmo nome de Saramago, ficará montada no saguão B do Museu da Língua Portuguesa.  

Ingressos 
Toda a programação do Dia Internacional da Língua Portuguesa é gratuita. A distribuição dos ingressos acontece na bilheteria do Saguão B, duas horas antes de cada atividade. Cada pessoa poderá pegar um único ingresso, que dará acesso à atividade e também ao Museu da Língua Portuguesa, que estará aberto normalmente para quem quiser conferir a sua exposição principal e a mostra temporária Sonhei em português!

TRANSMISSÃO 
As mesas terão transmissão ao vivo pelo YouTube e Facebook do Museu da Língua Portuguesa, com interpretação em Libras.  
www.facebook.com/museudalinguaportuguesa 
www.youtube.com/museudalinguaportuguesa  

Confira os destaques da semana do Dia Internacional da Língua Portuguesa: 

5 de maio (quinta-feira) 

10h30  
AULA ABERTA – Língua Brasileira 
Com o escritor Caetano Galindo para alunos da EMEF Infante Dom Henrique 
Praça da Língua (evento fechado para os alunos da escola) 

16h 
MESA – A origem da fala e os mitos de criação  
Com Jera Guarani e Daiara Tukano 
Auditório
(com libras e transmissão pelo YouTube e Facebook do Museu da Língua Portuguesa)

17h30 
MESA – Camões com Dendê 
Com a escritora Yeda Pessoa de Castro e o escritor Caetano Galindo  
Auditório 
(com libras e transmissão pelo YouTube e Facebook do Museu da Língua Portuguesa)

18h30 
Lançamento do livro “Camões com Dendê”, de Yeda Pessoa de Castro 
Terraço 

20h 
SHOW – “Padê” 
Com Juçara Marçal e Kiko Dinucci 
Praça da Língua 

6 de maio (sexta-feira) 

12h 
PERFORMANCE – Zion Gate Soundsystem e Batalha Santa Cruz – Ritmo e Poesia na Gare da Luz 
Saguão Central da CPTM 

14h 
MESA – Experimentos com Linguagem 
Com o filósofo Juliano Pessanha e a escritora Veronica Stigger 
Auditório 
(com libras e transmissão pelo YouTube e Facebook do Museu da Língua Portuguesa)

17h  
MESA – A ideia de nação 
Com Ailton Krenak 
Praça da Língua 
(com libras e transmissão pelo YouTube e Facebook do Museu da Língua Portuguesa)

19h  
SHOW – Lia de Itamaracá com participação especial de DJ Dolores 
Praça da Língua 

7 de maio (sábado) 
11h  
Abertura da instalação “O Conto da Ilha Desconhecida” 
Com a companhia Pia Fraus 
Saguão B 

12h 
SHOW – Orquestra Mundana Refugi 
Saguão Central da CPTM 

14h 
MESA – Línguas Portuguesas 
Com a jornalista Pilar del Río e o escritor Milton Hatoum 
Auditório 
(com libras e transmissão pelo YouTube e Facebook do Museu da Língua Portuguesa)

17h 
MESA – Incêndios 
Com a jornalista Eliane Brum e o líder indígena André Baniwa. Mediação da jornalista Maria Fernanda Ribeiro 
Auditório 
(com libras e transmissão pelo YouTube e Facebook do Museu da Língua Portuguesa)

19h 
SHOW – Cenas e músicas da peça “Língua Brasileira” 
Com Os Ultralíricos 
Praça da Língua 

SERVIÇO  
Programação Cultural do Dia Internacional da Língua Portuguesa 
De 5 a 7 de maio  
Grátis (ingressos distribuídos 2 horas antes de cada atividade) 
Acesso pelo Portão B 

Museu da Língua Portuguesa  
Praça da Luz s/n – Luz – São Paulo  
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até as 18h)  
R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia)  
Grátis aos sábados  
Grátis para crianças até 7 anos  
Ingressos na bilheteria e pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/68203  

SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA  
A programação em celebração ao Dia da Língua Portuguesa conta com os seguintes parceiros: SESC SP, CPTM e EMEF Infante Dom Henrique. A produção do documentário é uma realização da Café Royal. A Instalação “O Conto da Ilha Desconhecida” é realizada em parceria com a Fundação José Saramago, o Instituto Camões e a Companhia das Letras. 

Localizado na Estação da Luz, o MLP tem como tema o patrimônio imaterial que é a língua portuguesa e faz uso da tecnologia e de suportes interativos para construir e apresentar seu acervo. O público é convidado para uma viagem sensorial e subjetiva, apresentando a língua como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção. 

O Museu da Língua Portuguesa é uma realização do Governo Federal e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, concebido e realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.