Ocasião é estratégica para criar campanhas e promoções- Foto Fernando Frazão_Agência Brasil

O Dia do Cliente (15) vem se consolidando como importante data para o calendário do varejo e alavancar vendas. Apesar de estar fora das datas comemorativas, o comércio em geral aproveita a oportunidade para fazer campanhas e promoções com o objetivo de valorizar o consumidor, segundo a ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo).

Para a ACISBEC, o Dia do Cliente é estratégico para as empresas fortalecerem os laços com seus clientes e impulsionar suas vendas. Além disso, fortalece o comércio e, por isso, deve ser explorada como chance de negócios. E, além disso, pelo fato de o mês de setembro ser o único do ano que não tem data comemorativa oficial.

“Nesse dia, os lojistas têm a chance de valorizar a fidelidade dos consumidores, além de demonstrarem o quanto prezam suas escolhas e contribuições para o sucesso do negócio. Essa ação pode melhorar a imagem da marca e aumentar a confiança dos consumidores”, afirma o presidente da ACISBEC, Valter Moura Júnior.

Outro lado – A data permite, por outro lado, que os consumidores analisem as ações, iniciativas e as promoções oferecidas, já que o cliente atualmente é mais exigente e busca opções, considera o dirigente.

No universo digital, por exemplo, o Dia do Cliente é responsável por ações de vendas de grande porte. Descontos expressivos e frete grátis são apenas algumas formas de como os consumidores podem aproveitar a data. Essas condições levam os clientes a aumentarem o ticket das compras.

“Para a nossa economia local, a data também é sinônimo de desenvolvimento. Com promoções e ações de relacionamento, lojas e comércios atraem atuais e potenciais clientes para celebrar. O Dia do Cliente pode contribuir também com a contratação de funcionários temporários para lidar com o aumento no volume de vendas e atendimento ao cliente. Isso pode proporcionar oportunidades de emprego temporário para muitas pessoas”, comentou Moura Júnior.

Para a ACISBEC, a data comemorativa é uma ocasião única para que empresas e comércios planejem e desenvolvam ações de valorização e relacionamento com seus clientes.

Sobre a ACISBEC

Instituição com mais de sete décadas de existência, foi fundada em 27 de setembro de 1944 e tem como presidente Valter Moura Júnior. Instalada em sede própria com área de quatro mil metros construídos, dispõe de ampla estrutura distribuída em seis pavimentos com auditório para 400 pessoas, salas de reunião, salão de exposição para feiras e fóruns de negócios, cursos e palestras, entre outros.