Fotos: Divulgação

A Defesa Civil de São Bernardo participou nesta semana de mais uma edição do treinamento São Paulo Sempre Alerta, iniciativa do Governo do Estado que tem como objetivo fortalecer a atuação dos órgãos municipais diante da proximidade do período de chuvas intensas.

Durante o encontro, foram repassadas orientações técnicas sobre o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), além de instruções sobre monitoramento meteorológico, comunicação de risco e ações integradas entre Estado e municípios.

“O treinamento é fundamental para garantir que a população de São Bernardo esteja segura neste período de chuvas, com ações assertivas e ágeis. Nossa maior preocupação é a proteção contínua das famílias da nossa cidade, especialmente daquelas que vivem em áreas mais vulneráveis”, destacou Matheus Santos de Almeida, diretor de Gestão de Riscos da Defesa Civil do município.

Além da capacitação, a Coordenadoria de Defesa Civil de São Bernardo recebeu do Governo Estadual kit composto por pluviômetro, lonas e equipamentos de proteção individual. “Os equipamentos serão utilizados pelas equipes nos atendimentos a ocorrências como alagamentos, deslizamentos de terra e demais situações de risco”, afirmou Marcos Cayres, coordenador da Defesa Civil municipal.

Antecipando o período de maior risco, São Bernardo segue executando seu planejamento preventivo para mitigar os impactos de eventos climáticos extremos. A Prefeitura realiza a limpeza de taludes e bocas de lobo, a manutenção das estações elevatórias, a verificação dos pluviômetros instalados na cidade, além do monitoramento permanente das áreas de encosta. Esse conjunto de ações orienta a priorização de obras e garante resposta rápida em situações de emergência.

Também como parte das medidas de combate às enchentes, a Secretaria de Serviços Urbanos realizou limpeza e manutenção do Piscinão do Paço Municipal, considerado referência nacional em projetos de drenagem urbana e com capacidade para armazenar 220 milhões de litros de água. O reservatório reduz o volume de água direcionado ao Ribeirão dos Meninos e recebe a água bombeada pelas estações elevatórias da Vila Vivaldi.

A gestão operacional do Piscinão do Paço e das elevatórias é realizada pela Secretaria de Transporte, Mobilidade Urbana e Infraestrutura, por meio do Departamento de Macrodrenagem.