Com a proposta de contribuir com a inclusão, o desenvolvimento e a comunicação de seus colaboradores com deficiência auditiva no ambiente de trabalho, a Coop realiza desde 2017 o Curso de Libras – Língua Brasileira de Sinais, por meio do pilar Coop Faz Bem Pra Educação da sua plataforma de sustentabilidade Coop Faz Bem, em parceria com o Sescoop/SP.
Recentemente, aconteceu o encerramento da 6ª edição do curso, com a participação de 19 colaboradores voluntários, que se dedicaram durante o período de 18 de julho a 23 de agosto às aulas, ministradas uma vez por semana, das 8h30 às 17h30, totalizando 40 horas.
Atualmente, a Coop possui 41 colaboradores surdos que desenvolvem atividades nas lojas de supermercados, drogarias, Central de Panificação e nos setores administrativos. Desde o início do programa de inclusão, 72 colaboradores ouvintes já receberam noções básicas suficientes para interagirem por meio dos sinais.
“Com o curso, queremos fortalecer os processos e os conhecimentos nas atividades que nossos colaboradores surdos exercem, pois nos últimos anos, muitos saíram de áreas operacionais para atuarem em áreas administrativas e de apoio”, explica Dalmácia da Silva Sena, analista de Serviço Social da Coop.
Atualmente, a Coop possui mais de 1 milhão de cooperados ativos, 30 lojas de supermercado, sendo 23 na região do ABC, uma em Piracicaba, duas em São José dos Campos, duas em Sorocaba, duas em Tatuí, uma unidade de loja de conveniência em São Bernardo do Campo (Coop Aqui), um atacarejo em São José dos Campos (Meu Atacarejo) e 73 drogarias, além dos canais digitais. Por ser uma cooperativa, seu principal objetivo é oferecer os melhores serviços a preços justos, além de reverter benefícios aos cooperados e à comunidade.
www.portalcoop.com.br