O Consórcio Intermunicipal Grande ABC e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) formalizaram, nesta terça-feira (13/4), uma parceria para apoio aos micro e pequenos empreendedores das sete cidades. A iniciativa foi pauta de assembleia ordinária do colegiado de prefeitos, realizada por meio de videoconferência.
O diretor-superintendente do Sebrae-SP, Wilson Poit, afirmou que a parceria consiste em um projeto conjunto para desenvolver políticas públicas de apoio a negócios de pequeno porte, por meio de mentorias, consultorias, workshops, palestras, cursos e oficinas, entre outras ações, abrindo caminho para estimular a geração de emprego, assim como o aumento da renda e do consumo.
“O Sebrae vai entrar com expertise em empreendedorismo, e o Poder Público, por meio das prefeituras, com políticas públicas que incentivem e criem um ambiente favorável para os pequenos negócios nas nossas cidades. É fundamental um trabalho integrado entre os municípios para termos mais escala. Com a ajuda do Consórcio, as ações se amplificam e mais pessoas são beneficiadas”, disse Poit.
O presidente do conselho deliberativo do Sebrae-SP, Tirso Meirelles, ressaltou como pontos principais da parceria o estímulo ao empreendedorismo e o fortalecimento dos pequenos negócios.
“Juntos, vamos superar esse momento difícil. Nosso desafio é termos conectividade para inclusão social e fortalecer a micro e pequena empresa, estimulando o emprego e a renda”, afirmou Meirelles.
Também participaram da reunião virtual o gerente regional do Sebrae Grande ABC, Paulo Cereda, e a gerente de Políticas Públicas e Relações Institucionais do Sebrae, Beatriz Gusmão.
O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, disse que a parceria com o Sebrae é importante para toda a região.
“O Sebrae é reconhecido pela seriedade, responsabilidade e qualidade dos seus serviços prestados, por isso é uma grande satisfação para os sete municípios a oportunidade de fecharmos uma parceria. Ao longo da pandemia, enfrentamos momentos muito difíceis, incluindo no cenário econômico. A ajuda do Sebrae será fundamental para a retomada das atividades”, afirmou Paulo Serra.