Alunos premiados após seleção dos projetos. Foto: Divulgação
Alunos premiados após seleção dos projetos. Foto: Divulgação

A Coop tornou-se um laboratório prático para os estudantes do Instituto Mauá de Tecnologia. Com a missão de apresentarem propostas de como poderia ser o varejo no futuro por meio do design, os alunos dos cursos de Engenharia de Computação, Design e Administração elaboraram um trabalho de pesquisa visando solucionar um problema enfrentado pela rede de varejo.

Segundo o professor José Carlos Carreira, ao longo do curso, os alunos precisam desenvolver alguns projetos especiais voltados ao varejo. “Buscamos a parceria com a Coop em razão de sua importância no cenário econômico da região e, após alguns contatos, firmamos a parceria, que trouxe valioso retorno para as partes envolvidas”, conta o professor.

O desafio sugerido pela Coop foi a apresentação de propostas que pudessem reduzir ou eliminar as filas que se formam nas áreas do açougue, frios, padaria e checkouts. Durante 10 semanas, foram realizadas reuniões com as áreas de inovação, tecnologia e PDV, além de entrevistas com alguns cooperados e clientes. “Com informações em mãos, os estudantes elaboraram propostas, e algumas fáceis de serem aplicadas em nossas operações”, destaca Deise Renata Leandro de Macedo, coordenadora de Inovação e Novos Negócios da Coop.

Foram apresentados seis projetos e três foram selecionados pela comissão julgadora. “Todas as propostas foram excelentes e muito interessantes. Porém, precisamos considerar alguns itens primordiais, como criatividade, aplicabilidade, tecnologia e inovação”, explica Maria de Lourdes Basso Moreno, gerente da área de Inovação e Novos Negócios.

Para o presidente executivo, Marcio Valle, a Coop está sempre buscando o que há de mais moderno para implantar em suas lojas. “Este trabalho em conjunto com a universidade já é uma inovação, pois estamos num momento em que é preciso identificar novas ideias e variáveis e, ao mesmo tempo, estar preparado para recebê-las e aplicá-las em nossos negócios. Essa construção de ideias inovadoras resultou numa riqueza de projetos”, completa Valle.

A premiação das equipes vencedoras aconteceu no último dia 18 de novembro, no centro de treinamento da unidade Industrial, em Santo André. Os integrantes da equipe vencedora ganharam da Coop uma mesa digitalizadora; os segundos colocados, um HD externo de 1 TB, e os terceiros colocados, uma mochila para transportar notebook.

Atualmente, a Coop possui cerca de 6 mil colaboradores diretos, mais de 900 mil cooperados ativos, 31 lojas de supermercado, sendo 23 no Grande ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba e duas em Tatuí, três postos de combustíveis e 79 drogarias em operação. Por ser uma cooperativa, seu principal objetivo é oferecer os melhores serviços a preços justos, além de reverter benefícios aos cooperados e à comunidade.

Site: https://www.portalcoop.com.br