O Consórcio Intermunicipal Grande ABC enviou ofício ao Governo do Estado solicitando a reclassificação da região para a fase amarela (de flexibilização) do Plano São Paulo.
No documento, a entidade regional destaca que as sete cidades possuem indicadores compatíveis para a mudança de faixa no plano elaborado pelo governo estadual, incluindo nível de leitos disponíveis por 100 mil habitantes em 31,5, atualmente o maior do Estado.
O ofício elaborado pelo colegiado de prefeitos afirma ainda que o Grande ABC está “preparado e permanecerá mobilizado para evoluir para a denominada fase amarela do Plano São Paulo”.
O governador João Doria vai anunciar nesta quarta-feira (3/2), em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, a nova classificação do Plano São Paulo. Atualmente, todas as regiões do estado estão nas fases vermelha e laranja, as mais restritivas quanto à adoção de medidas de combate à Covid-19.
O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, ressaltou que os indicadores das sete cidades asseguram a mudança de fase.
“Entendemos que os índices de ocupação de leitos UTI Covid-19 estão na margem que garantem o retorno das sete cidades à fase amarela do Plano São Paulo, com 67,4%. Estamos abaixo da média estadual e seguimos com as medidas de contenção e de prevenção ao novo coronavírus, garantindo a capacidade hospitalar instalada e, portanto, assegurando o atendimento médico à nossa gente”, afirmou Paulo Serra.