Fotos: Divulgação

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC concluiu o curso de capacitação promovido em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), voltado à Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Athis). A iniciativa integra o plano de cooperação técnica firmado entre as instituições, com objetivo de qualificar gestores públicos, técnicos e organizações da sociedade civil para atuar na habitação social de forma técnica, participativa e sustentável.

O acordo entre o Consórcio ABC e o CAU/SP foi estabelecido com o propósito de ampliar a possibilidade de promoção de Athis nos municípios da região e capacitar profissionais e agentes locais sobre instrumentos de arquitetura e urbanismo aplicados à implementação de projetos de habitação social, regularização fundiária e melhorias habitacionais. Além deste módulo já concluído, em 2026 serão desenvolvidos outros dois temas ligados a patrimônio cultural e mudanças climáticas. 

Os encontros abordaram temas como a compreensão do que é a inadequação da moradia, critérios técnicos de enquadramento do tema de melhorias habitacionais, prospecção sobre programas e fontes de financiamento em curso, de forma a possibilitar a estruturação para a construção desta política pública em cada cidade. A formação combinou atividades práticas e teóricas, alinhadas aos princípios da Athis.

A capacitação contribuiu para reforçar a competência técnica municipal e regional, possibilitando que as cidades do ABC avancem na oferta de programas ligados à promoção de moradias dignas para famílias em situação de vulnerabilidade e redução do déficit habitacional qualitativo. Também estimulou práticas urbanísticas alinhadas à resiliência climática e ao protagonismo das populações beneficiadas, com foco na participação comunitária e no respeito aos territórios.

Formalizada em 2024, a cooperação técnica entre o Consórcio ABC e o CAU/SP possui prazo de 36 meses para execução do plano de trabalho e não prevê custos financeiros para nenhuma das partes. A parceria representa um esforço coletivo para fortalecer a política de habitação social no ABC, com responsabilidade social, ambiental e urbana, ressaltou a coordenadora de Programas e Projetos da entidade regional, Sandra Malvese.

“A capacitação eleva a qualidade técnica das ações regionais em habitação social e reforça o compromisso do Consórcio ABC com o direito à moradia digna. O objetivo é transformar o conhecimento técnico em projetos voltados para as famílias que mais precisam”, afirmou.