Conselho de Educação de São Caetano toma posse com meta de ser parceiro nas ações de excelência da área - Fotos: Gabriela Gonçalves/PMSCS

A nova formação do Conselho Municipal de Educação de São Caetano tomou posse na manhã desta sexta-feira (23/5), em cerimônia realizada na Prefeitura, com a missão de participar ativamente da construção de políticas públicas que mantenham a cidade na excelência de educação no Brasil.

O prefeito Tite Campanella deu boas-vindas aos novos conselheiros, que ficam na função no biênio 2025-2027, e pediu que seja um conselho ativo em sua atuação. “O governo não tem medo de crítica, de sugestão, não é dono da verdade. Vocês, enquanto conselho, têm total liberdade para trabalhar e nos ajudar a fazer São Caetano continuar a ter a melhor educação do Brasil.”

O chefe do Executivo listou indicadores de excelência da Educação de São Caetano, como ser o município do País onde as pessoas passam mais tempo estudando, em média, e ser a cidade com indicadores muito superiores no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) no ensino de português e matemática, por exemplo.

São 15 conselheiros titulares e outros 15 suplentes que integram o colegiado, criado em 1966 para ser uma instância colegiada, deliberativa, consultiva, normativa, fiscalizadora e permanente das ações de educação, integrante da estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Educação. O bloco é composto por representantes do governo, das escolas públicas e particulares e atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de educação do município, cujas decisões são homologadas pelo chefe do Executivo.

Secretário de Educação de São Caetano, Fabiano Augusto João disse que ser conselheiro municipal de educação traz responsabilidade, mas que este biênio enfrentará um desafio adicional: a formulação do Plano Municipal de Educação, documento que define diretrizes das atividades educacionais para a década.

“Estamos em um período de mudanças constantes e rápidas e fazer esse Plano Municipal de Educação vai levar em consideração essa característica. Temos um governo com olhar muito atento à educação e isso nos traz responsabilidade de construir um plano que pense exatamente o que a cidade precisa”, afirmou.

Diretora da Sede dos Conselhos, Jodie Gonçalves exaltou a educação como a principal ferramenta de transformação social ao falar com os novos conselheiros a respeito das novas atribuições. “Entraremos numa jornada para fazer São Caetano melhor a cada dia.”

A solenidade foi acompanhada pela vice-prefeita Regina Maura Zetone e pelo presidente da Câmara, Dr. Seraphim.