
O CAE (Conselho de Alimentação Escolar) de São Caetano do Sul se reuniu com o secretário de Educação, Fabiano Augusto João, com o objetivo de alinhar trabalho em conjunto para seguir com o desenvolvimento de excelência da merenda escolar oferecida na rede municipal.
O encontro, realizado na Sede dos Conselhos, na Avenida Goiás, reuniu 11 dos 14 conselheiros do CAE e, além do secretário Fabiano Augusto João, a diretora da Sede dos Conselhos de São Caetano, Jodie Gonçalves.
Presidente do CAE, Wilson Roberto Santana disse que uma das pautas principais foi debater como as deliberações do conselho podem ganhar velocidade de resolução dentro da Prefeitura.
“A gente realiza visita in loco em duas escolas por semana e faz relatórios sobre o que encontramos, o que está em conformidade e o que não está em conformidade. Esses itens a serem ajustados, encaminhamos ao setor de merenda e à Secretaria de Educação para eventuais providências”, relatou Santana.
Outro tema foi como a Secretaria de Educação pode auxiliar na publicidade das atividades do CAE, que tem como obrigações monitorar e fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à alimentação escolar e o cumprimento das diretrizes e objetivo do PNAE (Plano Nacional de Alimentação Escolar); zelar pela qualidade dos alimentos, em especial quanto às condições higiênicas; zelar pela aceitabilidade dos cardápios oferecidos; e comunicar aos órgãos de controle qualquer irregularidade constatada na execução do programa.
“Uma das ideias que surgiu da reunião foi a de o CAE participar dos cursos de capacitação das merendeiras da rede municipal. Assim, todos ficam sabendo da nossa missão”, discorreu o presidente do CAE.
Santana agradeceu a acolhida e o diálogo estabelecido pela Secretaria de Educação. “Foi uma reunião importante e muito produtiva”, afirmou o presidente, que disse também que o CAE se organiza para realização do simpósio de alimentação escolar, programado para outubro, mês em que é celebrado o Dia Mundial da Alimentação (dia 16 de outubro).
Pelo CAE, estiveram no encontro os conselheiros Aline Flavia Maliane, Armando Sergio Santos Rosa, Barbara Gomes Barbosa da Cruz, Edson Calmona, Evania Roseli da Silva, Joelma Souza Gomes, João Claudio Meloni, Kesser Filho, Mirian Mazzolin Ferreira e Rosana Cid.