Campanha do Laço Branco, promovida pela Secretaria da Mulher, amplia participação de homens nas ações de prevenção e combate à violência de gênero - Fotos: Isabella Diniz/PMSBC

São Bernardo está intensificando as ações voltadas à igualdade de gênero na cidade. O prefeito Marcelo Lima, secretários, secretários adjuntos e vereadores do município assinaram, nesta segunda-feira (11/08), compromisso de adesão à Campanha do Laço Branco – Homens pelo Fim da Violência contra Mulheres. Esta é a primeira etapa da mobilização que, até dezembro, integrará lideranças do segmento religioso, profissionais de segurança e equipes que compõem a rede de proteção, entre outras. 

A Campanha do Laço Branco, promovida em São Bernardo pela Secretaria da Mulher, gerida por Sandra do Leite, terá data específica no calendário municipal, instituída por lei – dia 6 de dezembro. Além de assinar o compromisso de adesão, chefe do Executivo, integrantes do primeiro escalão do governo, secretários adjuntos e parlamentares receberam botton com o símbolo da mobilização.

“Reafirmamos o nosso compromisso na luta contra a violência de gênero, pela proteção das mulheres. Nós, homens, temos que ser atuantes. Denunciar atos covardes de violência, prestar apoio e suporte, buscar informações sobre os serviços de segurança e proteção. E, acima de tudo, não tolerar o desrespeito. Medidas simples, no nosso dia a dia, para descontruir pensamentos e atitudes que ainda, infelizmente, causam tanto sofrimento e são inaceitáveis”, afirmou o prefeito Marcelo Lima. 

A secretária municipal da Mulher destacou avanços importantes para o fortalecimento da rede de proteção da cidade, detalhando o objetivo central da campanha. “Esse é um movimento global que trazemos para nossa cidade para dar ainda mais visibilidade às ações para garantir às moradoras segurança e direitos. Os homens precisam aderir à causa e fazerem sua parte. Para que mulheres não sejam mais vítimas em episódios lamentáveis, todos temos que fazer parte dessa luta”, frisou Sandra. 

REDE DE PROTEÇÃO – A Prefeitura de São Bernardo trabalha em ações permanentes e integradas para o acolhimento, atendimento especializado e encaminhamento de mulheres vítimas de violência na cidade. 

Entre os serviços de emergência em segurança, as moradoras contam com o apoio 24 horas da Patrulha Guardiã Maria da Penha, atrelada à GCM (Guarda Civil Municipal), que pode ser acionada pelo telefone 153. A Polícia Militar pode ser acionada em casos de urgência pelo telefone 190. Outros canais recebem denúncias sobre casos de violência: Central da Mulher, pelo telefone 180, e o Disque Denúncia, pelo telefone 181. 

Vítimas de violência sexual ou outros tipos de violência física contam com o atendimento 24 horas do Hospital da Mulher (Avenida Imperador Pedro II, 216, Nova Petrópolis). O município conta com serviços gratuitos de acolhimento, para orientações, atendimento psicossocial, atividades de empoderamento e acompanhamento especializado: CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher), localizado na Rua Dr. Fláquer, 208 – 2º andar, e a Casa da Mulher Paulista, na Rua Senador Ricardo Batista, 300. 

Além disso, as moradoras contam com a Casa de Passagem para casos em que há a necessidade de a mulher deixar sua casa e buscar abrigo seguro – temporário, até a liberação de Medida Protetiva pela Justiça. Há também o Abrigo Protegido, estadia de longa permanência. O encaminhamento para este local é feito dentro da própria rede de proteção, seja por unidades municipais de saúde, nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) da cidade, ou outros serviços de referência.