Fotos: Igor Cotrim/PMSBC

Pais, mães e irmãos marcaram presença no Ginásio do Baetão, no bairro Baeta Neves, na manhã e parte da tarde deste domingo (19/10) chuvoso para acompanhar as 23 apresentações das equipes de 10 escolas das redes pública e particular de São Bernardo, na competição de cheerleading dos Jogos Escolares. O desempenho impecável dos 200 estudantes de cheer dance (foco em dança e performance) e dos 500 cheer atlético (foco em acrobacias) atraíram olhares atentos e fixos de aproximadamente 1,3 mil pessoas, somados os dois períodos.

Combinando movimentos atléticos com dança, acrobacias e gritos de incentivo, o esporte vai além da imagem clássica de animadores de torcida, na medida em que envolve coreografias complexas e ousadas, sincronizadas e com grande nível técnico. A competição, que também junta beleza e leveza de movimentos a uma dose de força, foi incluída em 2023 nos Jogos Escolares de São Bernardo, que ainda é a única cidade do ABC a abrir espaço para que centenas de estudantes mostrem suas habilidades na tradicional disputa esportiva entre escolas.

Fotos: Igor Cotrim/PMSBC

O secretário de Esportes e Lazer do município, Fran Silva, acompanhou parte das apresentações da manhã e, antes de sair para outra agenda do dia, fez breve discurso para agradecer a presença maciça do público, o trabalho da equipe da Secretaria e desejar boa sorte aos competidores da tarde. “É muito bom ver o ginásio lotado e as belas apresentações dos estudantes de São Bernardo, única cidade do ABC a colocar a modalidade nos Escolares, que aliás é o maior da nossa história. Obrigado a todos por essa bela festa e boa sorte às equipes.”

O  número de participantes revela que a modalidade tem cada vez mais adeptos em São Bernardo, sobretudo entre os estudantes. Segundo a coordenadora dos Jogos Escolares, professora Priscila Cuebra, na primeira participação, em 2023, foram apenas seis apresentações, número que subiu para nove em 2024 e agora chegou a 23. Inclusive, o cheerleading é reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional desde 2016 e o único esporte escolhido por muitos desses pré-adolescente e jovens.

Fotos: Igor Cotrim/PMSBC

Casos de Dandara Nascimento Conceição, 14 anos, e Isadora Santos Dias, 12, estudantes do Colégio Darwin, que competiram na equipe Sub-12 cheer dance e estavam radiantes com a conquista da medalha de bronze, que exibiam no peito. Tanto uma quanto outra dizem que escolheram a modalidade porque gostam de dança, de ginástica e de acrobacias, e que pretendem se dedicar para alcançar um alto nível. E quem sabe até seguir carreira e no futuro defender o Brasil em uma Olimpíada, pensa Dandara.

“Comecei a praticar há três anos e quero seguir carreira, mas também pretendo ser psicóloga, porque gosto de cuidar de pessoas, de ver que estão bem. Quero me aprimorar e crescer no esporte que escolhi, que adoro, mas também me dedicar nos estudos, porque a educação é fundamental”, disse a aluna do 8º ano do Ensino Fundamental. Já sua amiga Isadora ainda não escolheu um curso Superior, porque acha cedo. No entanto, em termos de esporte não tem a menor dúvida. “Adoro o cheer dance.”

Fotos: Igor Cotrim/PMSBC

OS MELHORES – O Colégio Ábaco foi o grande destaque do dia, ao conquistar a medalha de ouro nas três categorias do cheer atlético; no cheer dance, a Escola Estadual Julieta Vianna S. Sant’Ana levou o ouro na sub 15, o Colégio Viva a Vida na sub 18 e o Colégio Darwin na sub 12. 

OUTRAS MODALIDADES – Nesta segunda (20) e terça-feira (21), o xadrez e a dama entram no calendário de competição para as categorias sub 10, sub 12, sub 14 e sub 17; já o  atletismo dá sequência às suas próximas etapas nos dias 22, 23, 24 e 30 de outubro para as categorias sub 10 (feminino e masculino), sub 14 feminino, PCDs e sub 12 masculino. Todas as competições acontecem na Arena Olímpica de São Bernardo (Rua Tiradentes, 1.845 – Santa Terezinha). A partir desta segunda-feira (20), as competições de vôlei acontecem nos ginásios do Baetão, Crec Baetinha e Ginásio Poliesportivo. 

Desde o fim de agosto, São Bernardo respira uma das mais tradicionais competições para alunos da rede municipal e particular de Educação. Os Jogos Escolares devem registrar a participação, até o término desta edição, de cerca de 10 mil atletas na disputa de 16 modalidades. A 57ª edição do evento esportivo reúne 91 escolas (particulares, estaduais e municipais) da cidade. Destas, 26 são da rede municipal de ensino.