Programa com diversas atividades teve objetivo inicial de zerar filas de espera que acumulavam mais de 94 mil procedimentos e segue organizando a rede de assistência à saúde

A saúde de São Bernardo passou por uma revolução em 2025. Desde o primeiro dia da gestão do prefeito Marcelo Lima, a palavra de ordem foi “trabalho”. Com a abertura das portas do pronto-socorro do Hospital de Urgência em 1º de janeiro e o lançamento da Caravana da Saúde no dia 25 do mesmo mês, moradores puderam viver a transformação que foi realizada ao longo do ano. Mais de 250 mil atendimentos em apenas seis meses zeraram as filas de espera por consultas, cirurgias e exames, atendendo pacientes que esperaram por até quatro anos.

Mais do que zerar as filas de espera de consultas, exames e cirurgias, com casos de pacientes que aguardavam há anos para passar com especialistas – como a aposentada Maria Nazaré de Souza Santos, moradora do Areião, que realizou exame de glaucoma em março, na Clínica Municipal da Visão -, a Caravana da Saúde reorganizou toda a rede de assistência de São Bernardo, com a contratação de mais médicos para as UPAs, para o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), para a regulação e para o Hospital de Urgência, recompondo as equipes desses equipamentos.

As carretas da ressonância magnética, tomografia sem contraste e ultrassom foram fundamentais para realizar os exames represados e colocar a espera por atendimento em patamares normais. Também foram retomados atendimentos importantes, como sessões de acupuntura e fisioterapia para tratamento de dores crônicas; total modernização do parque tecnológico, com equipamentos modernos que realizam exames de alta precisão na Clínica da Visão, que ganhou em maio um centro cirúrgico com três salas e capacidade para até 1.500 cirurgias ao mês, recomposição das equipes de especialistas e mutirões de cirurgias, como laqueadura, otorrinolaringologia e cirurgias pediátricas.

O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, destacou que desde o início do governo, a saúde tem sido uma das principais áreas de atuação. “Claro que tudo em um governo é importante, mas oferecer um bom atendimento de saúde é primordial. A gente assumiu a prefeitura com uma condição muito triste, de crianças que esperaram por quatro anos por uma consulta com neurologista desde que nasceram. Isso nunca mais vai acontecer nessa cidade. A gente tem colocado a casa em ordem porque as pessoas precisam e merecem ser tratadas com respeito”, frisou.

O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, esclareceu que conforme os atendimentos da Caravana da Saúde foram avançando, com consultas, exames e cirurgias realizadas aos sábados, também surgiram novas demandas, de pessoas que já haviam desistido de buscar por atendimento, e de pacientes que foram atendidos e precisavam dar continuidade no seu acompanhamento. “São Bernardo tem uma rede de saúde robusta e profissionais muito dedicados, que entenderam a importância de resolver aquela fila enorme de procedimentos e de dar continuidade aos atendimentos para que aquela situação não se repetisse”, apontou o secretário. “Sempre fomos motivados pelo exemplo do nosso prefeito Marcelo Lima, com sua atuação incansável, e com certeza foi tudo isso que transformou a saúde da nossa cidade neste ano”, concluiu.