
Com o objetivo de construir um trânsito mais seguro, humano e eficiente, a Prefeitura de São Bernardo concluiu, na manhã desta segunda-feira (28/7), o curso de formação de agentes de trânsito. A cerimônia, realizada no Teatro Cacilda Becker, no Paço Municipal, marcou a entrega de certificados a 27 profissionais, sendo 10 novos agentes de trânsito concursados e 17 integrantes da GCM (Guarda Civil Municipal). Agora, esses profissionais estão capacitados para reforçar a segurança viária, organizar o tráfego e realizar ações preventivas.

Durante a solenidade, os formandos participaram da aula final e receberam os certificados de conclusão do curso, regulamentado pela Portaria nº 94/2017 do Denatran e com carga horária de 200 horas. O conteúdo abordado incluiu legislação de trânsito, operação viária, engenharia de tráfego, ética, cidadania, psicologia, comunicação e prática operacional. O evento contou ainda com a presença do prefeito Marcelo Lima.
“Estamos entregando à cidade profissionais preparados para orientar e reforçar a segurança da população. Nosso foco é garantir um trânsito mais seguro e humano, e isso começa com a valorização dos servidores que estarão nas ruas, diariamente, cumprindo essa missão”, ressaltou o chefe do Executivo municipal, que, em discurso, parabenizou os formandos, destacando o compromisso da administração com o fortalecimento das políticas públicas voltadas à mobilidade e à segurança viária.
Na cerimônia, estiveram presentes diversas autoridades, entre elas a vice-prefeita Jéssica Cormick, o secretário de Segurança, Major Arley Topalian, o titular da pasta de Transporte, Mobilidade e Infraestrutura, Francisco Carone, além de representantes da GCM. Os gestores salientaram, em suas falas, a importância da qualificação técnica, da valorização do funcionalismo público e da atuação integrada entre segurança e mobilidade para a construção de uma cidade mais segura e eficiente.

NOVOS PROFISSIONAIS – Entre os formandos o agora agente de trânsito Wilson Almeida celebrou a nova fase profissional. “Estou muito feliz com a conclusão da formação. Posso dizer que era uma pessoa antes e agora me sinto um novo profissional. Durante o curso, recebemos todos os fundamentos necessários para atuar de forma responsável. O mais importante é preservar vidas e contribuir para uma mobilidade urbana mais segura. Acredito que o município só tem a ganhar com essa nova equipe de agentes. Temos a orientação do prefeito de que o foco deve ser sempre a orientação ao cidadão, para que o trânsito seja mais seguro para todos. E é isso que pretendo seguir à risca”, afirmou.
“Aprendemos que salvar vidas começa com o valor da educação no trânsito e o diálogo. Não estamos aqui apenas para fiscalizar, mas para servir e proteger com humanidade. Tivemos mais de 40 horas de aula que reforçaram esse ponto: o foco não é a truculência, mas a empatia. É necessário entender as diferentes realidades que encontramos nas ruas. Como educadora, levo essa missão a sério: transformar pelo exemplo, com firmeza, mas também com respeito”, disse a supervisora da GCM Medeiros.