
As vivências e observações do artista visual Genivaldo Amorim durante período em que esteve em Tuvalu, pequeno país na Oceania que desaparecerá nas próximas décadas pela elevação do nível dos oceanos, são a inspiração da mostra ‘Aqui Será Mar’. Até o dia 28 de fevereiro, o público poderá conhecer as obras em exposição na Pinacoteca Municipal de São Bernardo (Rua Kara, 105 – Jardim do Mar) e refletir sobre os impactos das mudanças climáticas no planeta e no modo de vida das pessoas.
Com curadoria de Isa Bandeira, a mostra apresenta fotografias de vários pontos do atol, tipo de recife circular, de Funafuti, onde vive a maior parte da população e é vista placa azul com a inscrição “aqui será mar”. O público poderá conferir, na série ‘Made in Tuvalu’, pedras de praias utilizadas como instrumento de pinturas para marcar a superfície de telas.
A exposição é completada com três instalações: ‘Conversatório’, composta por tambores de metal, câmeras e monitores; ‘Se 8 bilhões pudessem beber esse mar’, composta por 200 copos azuis; e ‘O frio do Norte é mais frio do que o frio do Sul’, com 18 cobertores dobrados, cada um com uma etiqueta com o nome de um museu e uma cidade da Europa.


Genivaldo Amorim considera que ” o que se descortina como futuro para Tuvalu é algo totalmente novo, o colapso dessa base sobre a qual um país é erigido”. “É a impossibilidade de que qualquer pedra fundamental seja lançada, porque lhe faltará o fundamental: um lugar onde se assentar”, diz o artista visual.
O projeto foi contemplado com recursos de editais de fomento CULT-SP, do Governo do Estado de São Paulo, e da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc), do Governo Federal. A mostra conta com o apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Bernardo.
Até o fim de dezembro, espaços públicos de São Bernardo recebem espetáculos e intervenções artísticas gratuitas. Entre os dias 16 e 19, a Câmara de Cultura Antonino Assumpção (Rua Marechal Deodoro, 1.325 – Centro) receberá, das 10h às 18h, ocupação de coletivo de economia criativa com a ação ‘Tudo Feito à Mão’. O espaço receberá, na quarta-feira (17/12), das 14h às 16h, aula aberta de artesanato.
Nesta terça-feira (16/12), a Biblioteca Monteiro Lobato (Rua Dr. Fláquer, 26 – Centro) sediará, das 16h às 18h, workshop sobre desafios da escrita para o público infantil, com destaque a técnicas para captar a atenção de pequenos leitores na era digital. Na mesma data, das 14h às 16h, a Gibiteca Eugênio Colonnese (Rua Dr. Fláquer, 824 – Centro) receberá a atividade ‘Departamento do Absurdo’, a leitura de história em quadrinhos que explora universos policiais paranormais com personagens da cultura brasileira.
No quinta-feira (18/12), a Biblioteca Municipal Monteiro Lobato abre as portas, das 14h às 18h, para o minicurso gratuito ‘Construindo Memórias’. No mesmo local, na sexta-feira (19/12), das 12h às 16h, acontecerá show de Tomilio, contação de história com lançamento de livro.
No sábado (20/12), das 14h às 16h, a Biblioteca Machado de Assis (Avenida Araguaia, 284 – Riacho Grande) sediará mais uma rodada de conversas e trocas de conhecimento com o Clube dos Jovens Leitores.
Entre 6 e 25 de dezembro, a Esplanada do Paço Municipal sedia o maior evento de fim de ano já realizado em São Bernardo. Durante todo o período do festejo, o público terá acesso, gratuitamente, à Casa do Papai Noel, espaço de 300 m² que conta com presépio e decoração temática. O ‘bom velhinho’ e personagens receberão as famílias todos os dias do evento.
O Paço Municipal se tornará grande área ‘instagramável’ com luzes espalhadas pelos jardins e no Prédio da Prefeitura. ‘Presentão’ gigante e itens que fazem referência aos festejos natalinos irão compor o cenário decorativo. O evento conta com área de lazer e gastronomia – com tenda coberta.
A Banda Sinfônica e a Camerata de Cordas do CeMAM (Centro Municipal Avançado de Música), da Secretaria de Cultura de São Bernardo, são destaques na programação. A Banda Sinfônica se apresentará no evento no domingo (21/12), às 14h. Já a Camerata de Corda será atração nesta quinta-feira (18/12), às 18h, e no sábado (20/12), às 14h.


















