
A Prefeitura de São Bernardo reforçou nesta semana as orientações aos moradores sobre os serviços de abordagem e acolhimento de pessoas em situação de rua na cidade. Com a previsão da Defesa Civil do Estado de baixas temperaturas até esta sexta-feira (1º/8), os cuidados devem ser redobrados, em especial com a população em maior vulnerabilidade. Até o fim de setembro, pela Operação Aquece São Bernardo, equipes de assistência social podem ser acionadas 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Os profissionais que realizam as rondas atendem aos chamados pelos telefones (11) 99231-7784 / 99231-6599 – contatos funcionam com aplicativo WhatsApp. Os moradores também podem acionar o serviço por meio da GCM (Guarda Civil Municipal), pelo telefone 153. Necessário informar o endereço onde a pessoa em situação de rua foi vista, preferencialmente com referência e informações sobre condições desta pessoa.
Lançada em 1º de junho, a Operação Aquece São Bernardo realizou, até esta segunda-feira (28/7), 756 abordagens a pessoas em situação de rua. A iniciativa conta com a participação e apoio da GCM e de profissionais da Secretaria de Saúde. A média de acolhimento em serviços de referência neste período foi de 125 pessoas/dia. A capacidade é de até 180 pessoas/dia.
Para acolher a população em situação de rua, o município conta com a Casa de Passagem, que atende até 150 pessoas por dia (aceita pets), e a Moradia Provisória do Riacho Grande, que acolhe até 30 pessoas.

CAMPANHA DE INVERNO 2025 – No dia 9 de junho, o Fundo Social de Solidariedade de São Bernardo lançou a Campanha de Inverno 2025. Até o fim de setembro, os moradores podem doar agasalhos, cobertores e mantas em mais de 70 pontos espalhados pela cidade, entre os quais o Paço Municipal. Desde o início da campanha, 30 mil peças foram arrecadadas. São aceitos itens novos ou em bom estado de conservação.
A lista completa dos pontos de arrecadação está disponível no site da Prefeitura – www.saobernardo.sp.gov.br.
Confira abaixo os canais para acionar as equipes de abordagem da Prefeitura – serviço 24 horas:
GCM – 153 ou WhatsApp e telefone: (11) 99231-7784 / 99231-6599
Casa de Passagem – Abrigo Central – Rua Tapajós, 10, Centro
Moradia provisória – Riacho Grande – Via Anchieta km 31, 1.000 (acesso pela marginal, ao lado da balança)