
Prestes a evoluir para Smart Sanca, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) de São Caetano atingiu a marca de 10.320 atendimentos no primeiro semestre deste ano, média de 57 chamados por dia, consolidando-se como uma das estruturas mais eficientes de resposta. O número expressivo é resultado de um trabalho coordenado entre as áreas de Segurança, Mobilidade Urbana, Defesa Civil e Saúde.
Somente os acionamentos feitos pelo número 0800 7000 156 e pelas plataformas de monitoramento em tempo real chegaram a 679 atendimentos, refletindo a confiança da população nos canais oficiais. Além disso, foram registrados 216 acidentes sem vítimas e 64 acidentes com vítimas, demonstrando a importância da atuação integrada para o ordenamento do trânsito e o pronto atendimento em situações críticas.
A mobilidade urbana também se beneficiou da estrutura do CGE, com 196 ocorrências relacionadas a semáforos com defeito e 94 veículos abandonados ou localizados nas vias públicas. A ação conjunta entre o CGE e as equipes de fiscalização garantiu agilidade na resolução desses problemas, evitando transtornos maiores à população.
“O CGE é um equipamento muito importante para o dia a dia da Prefeitura. Além de monitorar 100% da cidade e ser essencial nas nossas ações de Segurança, ele também é fundamental na organização viária da cidade e traz agilidade à Prefeitura nas atividades de pronta resposta quando precisamos oferecer à população”, avaliou o secretário de Governo, Caio Lessio Previato.
Na área da Defesa Civil, sete alagamentos foram registrados no período, todas com resposta imediata das equipes municipais. A integração entre as secretarias, aliada ao uso de tecnologia e à vigilância constante, permite uma atuação mais preventiva e eficaz em situações de risco.
A evolução do CGE para Smart Sanca acontece neste sábado (19/7). O Smart Sanca – Centro de Inteligência, Segurança e Emergências de São Caetano, que vai contar com 500 câmeras de monitoramento em 100% da cidade, inclusive com equipamentos de reconhecimento facial integrados aos principais bancos de dados do Estado e do País.