Ainda que gradativamente e passada a fase mais crítica da pandemia, o turista no Brasil dá sinais de coragem para colocar o rosto para fora de casa e o pé na estrada. Tomando todos os cuidados necessários, segundo várias pesquisas no segmento, as viagens devem ser inicialmente para destinos de até 200 km da residência e majoritariamente percorridos de carro. Nesse sentido, quem não tem um automóvel lembra daquela que é referência no assunto: a Localiza.
Para contar a história da empresa que atua desde 1973, nós fomos conversar com o CEO Eugênio Mattar. Confira na íntegra a entrevista.
Essa história começou há 47 anos, certo? Como ela teve início? Em qual cidade do Brasil?
A história da Localiza começou em 1973, quando meu irmão e outro sócio tiveram a ideia de empreender e abrir uma locadora de veículos. Começamos com seis fuscas financiados em Belo Horizonte. Os primeiros oito anos foram difíceis, trabalhamos muito e contamos com a ajuda de muitos parceiros. Nós tínhamos um sonho e muita vontade de dar certo, o que nos fez perseverar e trabalhar muito para chegar onde chegamos.
A frota era composta por quantos veículos? Tinha algum modelo que prevalecia? E hoje, quantos são?
Começamos com seis fuscas e hoje contamos com uma frota de mais de 305 mil carros, com um mix muito diversificado de modelos para atender às mais diversas necessidades dos nossos clientes, sejam eles pessoas físicas a lazer ou a trabalho, motoristas de apps, pequenas, médias ou grandes empresas em contratos de curto ou longo prazos.
Atualmente vocês estão presentes em quais estados e quais países da América Latina?
Atualmente estamos em 403 cidades, em todos os estados brasileiros e em seis países da América do Sul: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Paraguai.
Podem nos dizer o montante do faturamento anual?
Conforme o consolidado na mais recente divulgação de resultados, que foi a do 2º trimestre de 2020, a Localiza teve receita líquida de R$1,57 bilhão e lucro líquido de R$ 89,9 milhões. Os resultados vieram com impactos nos negócios decorrentes da pandemia, que restringiu bastante a mobilidade em geral, mas confirmaram a resiliência da companhia e a agilidade de nossos times em lidar com a situação. Mais do que isso, já mostram uma forte tendência de retomada mês a mês em uma perspectiva positiva.
Vocês oferecem o serviço de carro por assinatura. Qual a proposta dele e seus benefícios?
Vamos lançar até o final do terceiro trimestre uma nova proposta de valor de carro por assinatura, que irá surpreender os clientes por ser totalmente digital, com um atendimento de alta qualidade e um ótimo custo-benefício. A nova solução trará muita conveniência e benefícios exclusivos para os clientes que querem poder usar um carro, mas querem evitar a complexidade e dores de cabeça associados a ser o dono do carro.
Temos o propósito de construir o futuro da mobilidade com nossos clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros. Nos últimos anos temos direcionado um grande investimento em tecnologia para transformar a jornada dos clientes. A Localiza é a única empresa do setor na América Latina, por exemplo, que possui o aluguel de carros 100% digital: desde a reserva do carro até a sua retirada é tudo feito apenas com o celular. Em um clique a porta do veículo se abre e o cliente pode seguir viagem.