
Entre os dias 26 e 29 de agosto, o curso de Psicologia do Centro Universitário FMABC promoveu sua VI Semana Acadêmica, com foco no tema “Saúde Mental e Trabalho: Temas Emergentes na Contemporaneidade”. A programação reuniu especialistas e estudantes em torno de debates e reflexões sobre os desafios atuais da prática psicológica, em especial no que diz respeito à saúde mental no ambiente laboral. O evento também fez alusão ao Dia do Psicólogo, celebrado em 27 de agosto, reforçando a importância histórica, ética e social da profissão.
Sob coordenação das professoras Jamili Rasoul Salem de Souza e Maria Madalena de Freitas Lopes, a abertura oficial contou com um debate sobre a temática central, com participação dos convidados Vinicius Pioli Zanetim e Maria do Carmo Fernandes Martins. O encontro abordou os principais impactos do mundo do trabalho contemporâneo sob a ótica da saúde mental, além de apontar estratégias de cuidado e prevenção diante de cenários complexos e mutáveis.
Ao longo da semana, a programação reuniu nomes experientes da Psicologia e de áreas correlatas, que enriqueceram as discussões com múltiplas abordagens clínicas, sociais e institucionais. Foram apresentados e debatidos temas como a psiquê humana a partir da fantasia e das representações na experiência da clínica infantil; a construção de um olhar clínico-social para a primeira infância a partir do percurso entre a política pública e a clínica; a humanização no ambiente hospitalar e na maternidade sob a ótica da psicologia; a atuação do psicólogo em equipes de moderação de redes sociais; e a Psicologia Fenomenológica como caminho para a aproximação do especificamente humano.
Outros temas relevantes que permearam as discussões foram a história da loucura e a importância de uma prática não discriminatória no atendimento a pacientes do SUS envolvidos em questões legais, além de reflexões sobre a neuroarquitetura e os impactos do espaço na saúde mental. Por sua vez, a clínica com pessoas LGBT+ foi tratada a partir de uma perspectiva gestáltica e também houve palestra a respeito das “dimensões psicossociais no contexto de trabalho: riscos e possibilidades”.
A programação incluiu, ainda, uma leitura psicanalítica do filme Coringa, uma abordagem existencial sobre os fenômenos psicopatológicos e os desafios da comunicação de más notícias no contexto de UTI, ampliando o repertório teórico-prático dos participantes.
Segundo a professora Jamili Rasoul Salem de Souza, coordenadora do curso de Psicologia do Centro Universitário FMABC, o evento foi também um momento de reconhecimento da trajetória da psicologia no Brasil. “Aproveitamos a semana em que se comemora o Dia do Psicólogo para homenagear todos os profissionais e proporcionar ambientes de ensino, atualização profissional, troca de experiências e vivências. Foi uma Semana Acadêmica muito rica”, afirmou. Ela lembrou ainda que o dia 27 de agosto foi escolhido como Dia do Psicólogo por ter sido a data da regulamentação da profissão no País, em 1962, com a sanção da Lei 4.119. “Expressamos nossa gratidão pela dedicação à saúde mental, reconhecendo o trabalho ético e humano que ilumina caminhos e transforma vidas, promovendo autoconhecimento e bem-estar”, completou.
A VI Semana Acadêmica do Curso de Psicologia reafirma o compromisso da FMABC com a formação crítica e humanizada de futuros psicólogos, ao articular teoria, prática e os dilemas éticos que permeiam o cuidado em saúde mental.