Espaço mantido pela Prefeitura de São Bernardo conta com 1.120 alunos, que deram continuidade aos estudos durante o distanciamento social. Foto: Divulgação/PMSBC
Espaço mantido pela Prefeitura de São Bernardo conta com 1.120 alunos, que deram continuidade aos estudos durante o distanciamento social. Foto: Divulgação/PMSBC

Não somente as escolas sofreram com os desafios na educação impostos pela pandemia. A área musical também foi drasticamente atingida. No entanto, mesmo com as dificuldades, o Centro Livre de Música (CLM) de São Bernardo do Campo, instituiu, desde março, turmas em formato on-line. No entanto, um dos maiores temores era a evasão, já que os cursos são gratuitos. Porém, o processo foi positivo, já que os 1.120 inscritos deram continuidade aos seus estudos.

“A inovação e a vontade de ensinar foram os motores que impulsionaram o CLM a continuar com sua missão de incentivar a inserção de crianças, jovens e adultos no universo musical”, declarou o Prefeito Orlando Morando.

Para a maestrina Simone Strublic, coordenadora do CLM, o sucesso se deve à estratégia de verificar o perfil de cada turma. “Demos a liberdade para que cada professor buscasse seu próprio plano de ensino. Alguns docentes lecionam por meio de aplicativos on-line, outros optaram por postagem de vídeos. Aos poucos, os alunos foram se sentindo confiantes para atuarem sozinhos em suas casas”, destacou.

Sobre o Centro Livre de Música

O CLM conta com alunos nas seguintes faixas etárias: crianças a partir de 7 anos, jovens e adultos, em cursos de madeiras (flauta transversal, clarinete e saxofone), metais (trompete, trombone e tuba), cordas (violino, viola, viola caipira, violão, violoncelo e contrabaixo), percussão, acordeom, teoria musical, musicalização infantil e flauta doce, além de canto coral.