Equipamento passou por intervenções para contar com funcionalidade completa, incluindo treinamento de canoagem; espaço é o 1º do País a integrar piscina semiolímpica e acesso à Billings - Fotos: Isabella Diniz/PMSBC

Em medida de incentivo ao esporte, compromisso com a acessibilidade e de zelo com a coisa pública, a Prefeitura de São Bernardo, gerida por Marcelo Lima, reinaugurou neste domingo (18/5) o Centro de Esportes Aquáticos do Riacho Grande com nova estrutura, totalmente adaptado e, agora, com a entrega das intervenções, passa a contar com a funcionalidade completa, permitindo, por exemplo, a oferta de treinamento da modalidade de canoagem e paracanoagem, tanto a atletas quanto para o público geral.

Localizado na Rua dos Açores, o espaço é o primeiro do País a integrar piscina semiolímpica e acesso à Represa Billings, em trecho do Estoril. O evento de abertura do equipamento recebeu, de quebra, a competição SP a Nado, organizada pela Federação Aquática Paulista, em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer de São Bernardo. O torneio de águas abertas reuniu 810 atletas inscritos, de diferentes faixas etárias, distribuídos em três provas (500, 1.000 e 2.000 metros). Cerca de 1.200 pessoas, ao todo, prestigiaram a reinauguração do centro aquático.

“Estrutura, agora, está de primeira qualidade, do jeito que a nossa cidade merece, possibilitando a formação de jovens e treinamento de grandes atletas de alto rendimento. Hoje tivemos, inclusive, o primeiro campeonato de muitos que teremos no centro aquático. Estamos dando vida a esse espaço, garantia de investimento no esporte, bem como no potencial turístico, aliando o lazer com a beleza natural de todo o entorno, o que iremos explorar da forma adequada”, sustentou o prefeito Marcelo Lima.

Às margens da Represa Billings, o Centro de Esportes Aquáticos Danilo Cavinato, no Riacho Grande, tem piscina, centro de canoagem, quadra de beach tenis, academia destinada a atividades físicas, casa de pedra, rampa de canoas, deck, abrigo aos materiais náuticos, pátio, vestiários, lanchonete e gradis. O município trabalha para firmar, em breve, convênio com a Confederação Brasileira de Canoagem para abrigar atividades da modalidade. O local passará a oferecer também testes de aptidão para natação adulta, direcionado a pessoas com mais de 18 anos – interessados devem comparecer ao espaço às terças ou quintas-feiras, às 7h30, para avaliação com professor e inscrição nas aulas.

Secretário de Esportes e Lazer de São Bernardo, Fran Silva destacou que a reestruturação do espaço irá proporcionar o pleno uso do equipamento pela comunidade. Entre as medidas viabilizadas no local estão a adaptação do deck para entrada das canoas a partir do acesso à represa, a recuperação das bombas da piscina e a manutenção do elevador voltado a PCDs. “Por meio de parcerias, fizemos as intervenções necessárias para deixar o espaço 100% acessível e adaptado à população, permitindo a utilização para diversas modalidades”, pontuou Fran.

PARCERIA – Presidente da Associação Aquática Paulista, Igor de Souza frisou que o equipamento, anteriormente, embora bem pensado, estava pendente de objeto. “(Considero que) Estava solto. A atual gestão nos procurou para, em parceria, fazer uso deste espaço. Projetamos fazer um centro de treinamento de águas abertas, algo inédito no Estado de São Paulo, e tem a estrutura perfeita para isso, com treinamentos e simulações de competições. No futuro, queremos trazer, não só etapas do Estadual, mas também do Brasileiro e existe a possibilidade até do Mundial, pois o espaço atende as condições exigidas pela federação internacional.”