
A Casa da Palavra Mário Quintana, em Santo André, terá programação gratuita nesta sexta-feira (29) e sábado (30), com direito a sarau, roda de conversa, lançamentos de revista e livro. Reaberto e de volta ao calendário de eventos após obras de modernização e acessibilidade, o equipamento cultural dá sequência à sua intenção de abrir as portas para artistas, autores, escritores e outros profissionais da arte local.
Na sexta-feira, das 19h às 21h30, acontece o 1º Sarau Coletivo Regional de Escritores e Escritoras do ABC. O evento pretende reunir nomes do cenário das sete cidades com o tema ‘Que sarau nós temos e que sarau nós queremos?’, o qual pretende celebrar a literatura em suas mais diversas formas (música, texto, performance), proporcionando interação entre os participantes e fortalecendo o grupo.

Já o sábado reserva dois eventos. Das 11h às 14h, acontece o lançamento da quarta edição da revista ‘Bufo’. São 92 páginas com poesias de colaboradores do Brasil e 11 outros países, incluindo autores como Arnaldo Antunes e Ricardo Aleixo. O evento terá roda de conversa com os editores Nicolae Saraiva, Anderson Gomes e Érico Bonder e relato dos editores sobre a trajetória da publicação. Os exemplares das edições 2 e 3 também estarão à venda.
No mesmo dia, a partir das 15h, o escritor, ator e cineasta Vicentini Gomez – eleito pela revista internacional FilmmakerLife como um dos Top 51 Independent Creators of 2025 –, dono de trajetória na televisão, nas artes cênicas e no cinema independente, lança seu novo livro: ‘Histórias sem fim de um mundo sem pé nem cabeça’. A obra, em forma de crônicas, transcende idades e convida leitores a se perderem nos labirintos do imaginário, onde a poesia encontra o inesperado e o impossível dança com o real.
História – A Casa da Palavra Mário Quintana foi criada em 1992 e serve como palco para seminários, palestras, exposições, saraus, cursos, oficinas e workshops relacionados à linguagem e à literatura. O equipamento funciona em um imóvel da década de 1920 onde morava uma tradicional família andreense: Antonio Queirós dos Santos e sua esposa, dona Paulina Isabel de Queiroz.
Na década de 1930 o imóvel foi alugado pela Prefeitura, que depois adquiriu o mesmo e destinou o espaço para diversos fins, como escola e pronto-socorro, servindo inclusive para abrigar o gabinete do prefeito, mantido no local até a inauguração do Centro Cívico (Praça IV Centenário), em 1968.
Programação Casa da Palavra
Local: Casa da Palavra Mário Quintana – Residência de Dona Paulina Isabel de Queiroz
Endereço: Praça do Carmo, Centro – Santo André
1º Sarau Coletivo Regional de Escritores e Escritoras do ABC
Data: 29/8 (sexta-feira)
Horário: das 19h às 21h30
Entrada gratuita
Lançamento da quarta edição da revista ‘Bufo’ e Roda de conversa com os editores
Data: 30/8 (sábado)
Horário: das 11h às 14h
Entrada gratuita
Lançamento do Livro ‘Histórias sem fim de um mundo sem pé nem cabeça’
Data: 30/8 (sábado)
Horário: 15h
Entrada gratuita