A futura mamãe Karina Alves da Silva, 23 anos, está há 17 dias na Casa da Gestante, espaço ligado ao Hospital Municipal Universitário (HMU), que presta atendimento às gestantes de alto risco e recém-nascidos prematuros de baixo peso. Instabilidade em sua pressão arterial colocou em risco a sua gestação e o pequeno Gael, previsto para nascer no final de setembro.
Para enfrentar esses dias de baixa temperatura em São Bernardo, ela e mais oito gestantes foram contempladas com kits de inverno entregues pela presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Bernardo (FSS), Márcia Morando, nesta quinta-feira, 12/08.
Esses kits, formados por uma manta e touca de lã, um cobertor e um macacão infantil novos, contêm itens doados para a Campanha de Inverno. Além dessas peças, também foram ofertados 24 cobertores para o grupo de voluntárias “Amor Puro”, que arrecadam e doam enxoval para gestantes e mamães em alta vulnerabilidade social. Todos serão transformados em pequenas mantas para aquecerem os recém-nascidos na instituição. Até o momento, o FSS recebeu mais de 5 mil cobertores novos.
“Uma alegria enorme trazer esses itens que irão aquecer tanto as mamães quanto os futuros bebês. Trata-se de uma ação que já é tradicional do Fundo Social de Solidariedade iniciado pela então presidente e hoje deputada estadual Carla Morando. Grande parte dessas mães estão em alta vulnerabilidade social e, muitas vezes, não têm condições de montar o enxoval para seus bebês. Tenho certeza de que essas peças vão fazer muita diferença nesses dias de frio intenso”, disse Márcia Morando.
Para Karina, o kit chegou em boa hora. “Tudo muito bonito e de bom gosto. Essa manta vai ajudar a me deixar mais quentinha nesses dias de muito frio. Tenho certeza de que o Gael vai ficar muito bonito com este macacãozinho”, disse. Ela também não dispensou elogios ao atendimento feito pela Casa da Gestante. “Não deve absolutamente nada ao convênio. Somos tratadas com muito cuidado e carinho”, complementou.
Cobertores
Os cobertores entregues pelo FSS ao grupo de voluntárias “Amor Puro” deverão aquecer centenas de bebês nascidos no HMU. A ação existe há 9 anos e é liderada pela aposentada Maria da Glória Ferrer, de 71 anos. “Atendemos especialmente as mães que vivem na rua e não têm condições de vestir seus bebês”, disse. Quem quiser colaborar com a ação, basta entrar em contato com o HMU pelo telefone (11) 4365-1480, solicitando contato com a Assistência Social.
Campanha de inverno
A ação entra em sua reta final e deverá ser finalizada nesta sexta-feira, 13/08. Para quem disponibilizou seu espaço para ser ponto de doação, deve solicitar a retirada das caixas pelo telefone (11) 2630-4010.