
Para quem prefere trocar o agito dos bloquinhos por trilhas, cachoeiras e noites sob o céu estrelado, três parques naturais brasileiros surgem como alternativa para um Carnaval de descanso e conexão com a natureza. Com opções de hospedagem que vão do camping a trailers aconchegantes, os parques Nacional do Itatiaia (RJ/MG), Estadual do Ibitipoca (MG) e Caminhos do Mar (SP) oferecem experiências de imersão em paisagens preservadas e programação voltada ao bem-estar, à educação ambiental e ao convívio ao ar livre.

No Parque Nacional do Itatiaia, primeiro parque nacional do Brasil, é possível escolher entre diferentes estilos de pernoite. Na Parte Baixa, o Camping Santa Rita proporciona estrutura com cozinha compartilhada, chuveiros quentes, área de convivência e acesso facilitado a trilhas e cachoeiras da Mata Atlântica. Já na Parte Alta, o camping do Núcleo da Montanha é ideal para montanhistas e aventureiros, com vistas panorâmicas e acesso a ícones como o Pico das Agulhas Negras e o Circuito Prateleiras. Para quem busca mais conforto, os trailers equipados oferecem clima intimista em meio à natureza. Os veículos acomodam até três pessoas e contam com cama queen size, banheiro privativo, cozinha completa, amenities e área de estar reversível. Instalados em área tranquila e integrada à paisagem, proporcionam uma imersão na natureza com praticidade e privacidade.
Em Minas Gerais, o Parque Estadual do Ibitipoca convida a viver o silêncio das montanhas e o contato direto com a biodiversidade local. A área de camping, próxima ao restaurante e à lanchonete, conta com demarcação de barracas, duchas e serviços de apoio. O parque opera com capacidade controlada de visitantes e acesso organizado às trilhas — como Janela do Céu, Circuito das Águas e Circuito do Pião — reforçando a experiência de contemplação em ambiente preservado.
Folia lúdica e sustentável
No parque Caminhos do Mar, na Serra do Mar paulista, o Carnaval ganha um toque lúdico e sustentável com atividades para todas as idades. A programação inclui degustação de produtos da Mata Atlântica, oficinas de máscaras carnavalescas, confetes biodegradáveis feitos de folhas secas, construção de instrumentos com materiais recicláveis e brincadeiras tradicionais ao ar livre.
Confira a programação:
Degustação da mata atlântica
Iniciando o Evento com degustação das geleias disponibilizadas para venda no Parque, sendo o fluxo controlado por um dos monitores.
Horários: 9h às 12h e das 13h às 15h
Local: Pouso Paranapiacaba
Oficina de máscaras
Máscaras no estilo carnavalesco serão disponibilizadas no pelos monitores para a decoração ser feita de forma livre pelos visitantes;
Horários: 9h às 12h e das 13h às 15h
Local: Rancho da Maioridade
Oficina de confetes
Totalmente voltado para a sustentabilidade o lança confete ofertado na oficina é feito de material 100% reciclável e os confetes feitos de folhas secas para não afetar a integridade da mata e nem ficar resíduos não biodegradáveis para trás
Horários: 9h às 12h e das 13h às 15h
Local: Rancho da Maioridade
Distribuição de colar havaiano
Os monitores estarão efetuando a distribuição de colares havaianos (confeccionados com materiais que podem ser reciclados) ao final do passeio
Horários: 9h às 12h e das 13h às 15h
Local: Portaria SBC e Portaria de Cubatão
Oficina de instrumentos
Misturando um pouco o que vem da mata e o que podemos reciclar, a oficina de instrumentos conta com a participação dos visitastes na montagem dos recicláveis para que sejam feitos os instrumentos musicais.
Horários: 9h às 12h e das 13h às 15h
Local: Portaria SBC e Portaria de Cubatão
EXTRA:
algumas brincadeiras, jogos e gincanas serão feitas para a distração das crianças, como: pula corda, cama de gato, corrida no saco, pega-pega, pique esconde, entre outros.
Horários: 9h às 15h e das 13h às 15h
Local: Centro de visitantes de Cubatão

O parque também oferece área de camping com infraestrutura de apoio, permitindo pernoite em meio à floresta com segurança e tranquilidade: banheiros e chuveiro externo; wifi; vestiários com chuveiro de água quente ao lado da Casa de Visitas (300 metros à esquerda do camping); disponível filtro com água potável; tenda com pontos de tomada e área de apoio com mesas (Liberado o uso de fogareiro); vigilância noturna nas portarias.
A proposta dos parques é mostrar que o feriado pode ser uma oportunidade de desacelerar e viver experiências significativas em ambientes naturais. E que o contato com a natureza, aliado a práticas sustentáveis e ao respeito pelos territórios, transforma a viagem em uma vivência mais consciente e memorável.
















