Ciro Possobom, COO da Volkswagen no Brasil, com a Deputada Carla Morando e o Prefeito de São Bernardo Orlando Morando Foto Divulgação

A deputada estadual Carla Morando prestigiou, na manhã de hoje (23/03), a celebração pelos 70 anos da Volkswagen no Brasil, realizada na planta Anchieta, sediada em São Bernardo. Durante a comemoração, foi anunciado o novo ID.4, o SUVW 100% elétrico com alta tecnologia e sustentabilidade a partir do segundo semestre deste ano, além de um pacote de lançamentos que conciliam etanol, gasolina e eletricidade, conhecidos como carros híbridos flex.

Além da parlamentar, o evento contou com o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jorge Lima, e demais autoridades.

“Minha história com a Volkswagen é desde a minha infância, meu pai tinha um fusca, com o tempo eu comecei a ter carros da Volkswagen. A empresa tem uma contribuição muito importante para o nosso município e ao nosso País, com seu desenvolvimento e geração de empregos”, pontuou.

O prefeito Orlando Morando também destacou a história da companhia. “É um privilégio estar prefeito neste momento histórico da montadora, que se solidificou em São Bernardo, grande eixo logístico, consolidada não apenas na forma de um polo destacado de produção como também de exportação”.

Alexander Seitz, Presidente da Volkswagen na América Latina e a Deputada Carla Morando

ANÚNCIO –  No decorrer do evento, Ciro Possobom, então COO da Volkswagen no País, foi anunciado como novo CEO da companhia.“A Volkswagen sempre acreditou no forte potencial do mercado brasileiro e da região, tanto que o Brasil foi escolhido para iniciar a expansão global da marca. Estamos há 70 anos contribuindo com a evolução da indústria e da economia brasileira, gerando empregos, renda e fomentando a inovação”, afirmou.

A empresa iniciou suas atividades como montadora no Brasil no dia 23 de março de 1953. Quando começou suas atividades de montar carros em um galpão no bairro do Ipiranga, na zona sul de São Paulo. Os “queridinhos” Fusca e Kombi começaram a ser preparados no Brasil com componentes importados da Alemanha.

Em 1959, após a inauguração da planta na avenida Anchieta em São Bernardo do Campo, a montadora passou a fabricar no país, um dos maiores ícones automotivos do mundo O Fusca começou a ser produzido no País, com 50% de peças nacionais. Atualmente a planta conta com mais de 10 mil colaboradores.