Escondido entre a vegetação exuberante da Serra do Mar, o parque Caminhos do Mar, entre São Bernardo do Campo e Cubatão, guarda um dos tesouros naturais mais simbólicos do estado: a Cachoeira da Torre, que a 780 metros de altitude faz parte do território de conservação da Estrada Velha de Santos e impressiona não só pela beleza cênica, mas também pela sua força simbólica e histórica.
Seu nome vem da antiga Torre de Transmissão da Usina Henry Borden, hoje desativada, que permanece como um marco no alto da serra, próxima ao curso da água. A queda d’água brota do alto da encosta, deslizando por entre rochas e matas em um percurso de aproximadamente 50 metros, formando um véu delicado e contínuo, especialmente em períodos de chuvas. Durante uma travessia de 9k (ida e volta) é possível sentir a força da natureza e conhecer de perto um cenário que une biodiversidade, memória e conservação ambiental.



Para os moradores da região, o parque criou o canal “Comunidade”, que oferece cadastro gratuito para receber novidades, promoções e campanhas exclusivas. E tem gratuidade de ingresso para crianças menores de 12 anos até o final de outubro.
Com fácil acesso a partir da Via Anchieta, o Caminhos do Mar é um refúgio ideal para quem vive no entorno e busca experiências autênticas de ecoturismo, contemplação e bem-estar — praticamente no quintal de casa. E neste mês de outubro ainda dá pra curtir a “Noite do Terror – Lendas da Serra” que acontece dias 11, 18, 25 e 31, em edição especial de Halloween.