Foto: Rubens Kato

Acaba de chegar às livrarias virtuais The Obituary Cocktail, da jornalista americana Sue Strachan, que se debruça sobre a origem, o nome curioso e o renascimento de um coquetel icônico criado em Nova Orleans na década de 1930. Composto por gim, vermute seco e um toque de absinto, o Obituary surgiu no pós-Lei Seca, e hoje circula entre artistas e boêmios e conquista nova popularidade com a recente febre dos martinis revisitados.

O Obituary é símbolo da ousadia que marca a coquetelaria de Nova Orleans. No livro, a autora reconstrói sua trajetória desde os tempos do famoso bar Café Lafitte até o ressurgimento como drinque cultuado por mixologistas contemporâneos que valorizam receitas intensas, de sabor marcante e nomes inesquecíveis.

Inspirado pelo lançamento do livro, o Boteco São Bento Santo André convida o público a experimentar criações que seguem essa mesma escola provocativa. Entre as sugestões da carta autoral assinada por Laércio Zulu, destaque para a técnica de clarificação do Milk Punch Bentô (Gin Tanqueray, licor Frangélico, aperitivo Aperol, sumo de grapefruit, xarope simples e iogurte natural) que unifica os ingredientes acrescentando untuosidade, agrega textura sedosa através do corpo do iogurte, este que serve também para filtrar deixando a receita com brilho e limpidez e para o Jalisco Sour (tequila Jose Cuervo Silver, Aperol, com emulsificante natural, saccharum mexicano, sumo de limão e angostura). São coquetéis com estrutura, identidade e personalidade, exatamente como o Obituary.

“O cardápio foi pensado para quem gosta de descobrir camadas em uma bebida. Temos uma linha autoral que flerta com ingredientes nacionais, técnicas contemporâneas e apresentações impactantes”, afirma Ronaldo Camelo, sócio do Grupo Saints, responsável pela unidade do ABC.

O livro The Obituary Cocktail está disponível na Amazon. A bebida original pode ser feita com 60 ml de gim, 15 ml de vermute seco e uma leve borrifada de absinto. A sugestão é mexer, não bater. Na casa, o público encontra também releituras de clássicos como o Negroni, o Fitzgerald, Bloody Mary e Cosmopolitan.