No dia 27 de novembro será realizada a edição 2020 da Black Friday, um dos principais eventos do varejo e comércio eletrônico no Brasil. A expectativa para a data é de aumento nas vendas principalmente no e-commerce.
Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a estimativa para a Black Friday 2020 é de crescimento de 77% nas vendas em relação a 2019, atingindo a marca de R$ 6,9 bilhões. A previsão considera o período que vai da quinta anterior até segunda-feira pós-Black Friday.
E para você fugir das fraudes tão comum nesta época e se dar bem nas compras, Willians Marques, fundador da Tray, plataforma de ecommerce líder nacional, separou algumas dicas:
1) Busque lojas – e ofertas – reais: Para garantir não só a melhor oferta, mas também uma promoção real, é essencial buscar por lojas com um bom histórico no setor
2) Fuja de sites fraudulentos: E-commerces idôneos possuem os certificados de segurança que aparecem em forma de cadeado na barra de endereço ou no canto inferior do navegador
3) Atenção ao prazo de entrega: Durante a data, uma das variáveis entre as lojas costuma ser o prazo de entrega. Não se esqueça de conferir se o que deseja comprar chegará em tempo.
4) Organização na hora de comprar: Prepare uma lista com o que realmente gostaria de comprar, fique de olho se os preços baixaram de fato e não se esqueça de conferir o valor do frete
5) Faça as ofertas virem até você: Com as tecnologias disponíveis atualmente, os melhores sites conseguem enviar por e-mail ofertas personalizadas de acordo com seu perfil
6) Ative as notificações dos aplicativos: Não esqueça de baixar o app das lojas onde está acostumado a comprar. Muitas ofertas são exclusivas ou antecipadas para quem já é cliente
7) Mas cuidado com os e-mails falsos: Passe sempre o mouse sobre os links antes de clicar. Fuja dos endereços muito diferentes da loja, dos erros de ortografia e remetente desconhecido.
8) A compra só acaba quando o produto chega: Comprou o que queria? Agora é hora de ficar de olho nos prazos de entrega informados pela loja online, bem como nos e-mails enviados por ela
9) Saiba seus direitos: Para toda compra online, você tem o direito de arrependimento e devolução do produto em até 7 dias corridos ou o direito a troca em até 30 dias