São Bernardo continua trabalhando em prol ao plano de revitalização na região da Avenida Luiz Pequini, importante corredor viário da cidade, na Vila São Pedro, altura da Avenida Pery Ronchetti. Nesta quarta-feira, 27/10, o Prefeito Orlando Morando acompanhou a continuidade do trabalho de paisagismo no local, dentro do programa de arborização. A ação inclui o plantio de 300 mudas de árvores, de quatro espécies diferentes, principalmente ipês.
O espaço abordado pela medida, situado na antiga Ilha Pequini, abrigava, de maneira precária, moradias irregulares. Em 2019, por outro lado, a administração municipal removeu as famílias que residiam no local – eram 48 na oportunidade. Depois de 30 anos de espera por atuação do poder público, os moradores foram contemplados com apartamentos novos, no Conjunto Residencial Novo Jardim Regina. A área se transformou em um repaginado sistema viário, que resultou ainda em melhor fluidez no trânsito.
“Fizemos uma transformação na Avenida Luiz Pequini. O local, infelizmente, era uma comunidade, pessoas viviam muito mal aqui. Essas famílias ganharam um apartamento, a cidade recebeu uma rotatória e o meio ambiente, novas árvores. São 300 (mudas). Deste espaço até a Avenida Pery Ronchetti, chegando ao Paço, já foram plantadas mais de 1.000 árvores. Temos deixado a cidade mais bonita para se viver”, afirmou o prefeito Orlando Morando, que plantou uma das mudas no local.
O procedimento implementado na região integra também projeto de urbanização envolvendo os córregos Saracantan e Colina, cujo programa engloba melhorias na infraestrutura, drenagem e no sistema viário do entorno, incluindo nova sinalização horizontal e vertical. Ao todo, a Prefeitura estima investimento de R$ 25 milhões para execução completa do plano, que abrange a canalização dos córregos, além da construção de centros comerciais, bem como benfeitorias nos corredores de ônibus Rotary e São Pedro.
Plantio de árvores
Apenas de janeiro de 2020 a junho de 2021, a Secretaria de Serviços Urbanos, por meio do Departamento de Parques e Jardins, promoveu o plantio de 3.384 árvores, o que permitiu a ampliação de áreas verdes de São Bernardo.