A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Educação, concluiu a segunda Avaliação Formativa da rede municipal, que, no período de 4 a 15 de agosto, avaliou 8.106 estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, 8.579 do 5º ano e 127 das turmas multisseriadas (3º ao 5º), com total de 16.812 alunos de 75 escolas. Os resultados apontam evolução na comparação com a avaliação inaugural, de março deste ano, o que significa que houve o cumprimento de meta estabelecida após o primeiro estudo, de alcançar o índice de 60% de alfabetização no 2º ano.
Nas turmas de 2º ano e multisseriadas, a avaliação tinha como foco o processo de alfabetização, enquanto nas do 5º ano o objetivo foi medir o nível de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática. O resultado geral da rede municipal apontou 64% de alfabetizados no 2º ano, o que representa que, além de leitores, compreendem os textos, e de 41% nas turmas multisseriadas. A média da proficiência em Língua Portuguesa e Matemática do 5º ano foi de 58% na avaliação de agosto – não foi incluída na de março.
De acordo com o Indicador Criança Alfabetizada (ICA), do Governo Federal, São Bernado alcançou 54% de alunos alfabetizados no 2º ano no fim de 2023, índice que caiu para 53% no encerramento de 2024. Em agosto de 2025, ou seja, com apenas seis meses de atividade docente baseada em novas diretrizes, a Avaliação Formativa conduzida pela Secretaria de Educação avançou para 64%. Com base neste índice, a expectativa da administração é encerrar 2025 com 90% de alfabetização no 2º ano.
Após a consolidação dos resultados individuais por escola, os índices foram apresentados previamente aos gestores escolares. Às unidades que não atingiram as metas definidas no início do ano, foi disponibilizado o período de 5 a 8 de setembro para formalização de recurso junto à Secretaria de Educação.
Assim que os dados foram consolidados – após a verificação dos recursos -, o resultado foi apresentado à prefeita Jessica Cormick, que se mostrou entusiasmada com o resultado. “Não há dúvida de que temos de destacar o trabalho dos profissionais da Educação e o empenho dos nossos estudantes, assim como a atenção dos pais, para chegarmos a um resultado até surpreendente pelo pouco tempo. Prova de que nosso governo está no caminho certo, e empenhado em fazer de São Bernardo uma cidade cada vez melhor para todos, e isso passa por uma educação de qualidade, com valorização profissional, merenda e uniforme de qualidade. Parabéns a todos”, disse a prefeita.

DESEMPENHO – O resultado final da avaliação de meio de ano, apresentado no dia 25 de setembro, explicitou o desempenho das 75 escolas envolvidas no processo, e que atendem o Ensino Fundamental, na garantia da alfabetização e da proficiência em Língua Portuguesa e Matemática. Das 75 unidades avaliadas, 57 atingiram a meta no 2° ano; das cinco com turmas multisseriadas, duas alcançaram a meta de 60% de alunos alfabetizados. Já no 5º ano, das 75 escolas, 37 alcançaram a meta de 60% na proficiência em Língua Portuguesa e Matemática.
“Os resultados são excelentes. As diretrizes adotadas no começo do ano foram importantes, mas só foi possível graças ao empenho de todos os profissionais da educação, que abraçaram o desafio de alcançar a meta de alfabetização. Todos merecem os nossos parabéns, assim como a gestão do município, que está decidida a investir nas aprendizagens dos alunos, a partir da valorização dos profissionais”, frisou o secretário de Educação de São Bernardo, Júlio César da Costa.
O resultado garantiu a concessão de gratificação mensal de R$ 1.500 para professores e equipes gestoras das escolas que alcançaram as metas. O benefício é autorizado pela Lei nº 182/2025, de 7 de agosto de 2025, que criou o ‘Programa de Incentivo à Alfabetização e à Recomposição das Aprendizagens’. O investimento na valorização profissional e no desempenho das aprendizagens é de R$ 815.350,17 por mês, com valor total de R$ 4.076.753,55 ao final de cinco meses (agosto a dezembro de 2025).
No momento, a Secretaria de Educação realiza reuniões de polo com as escolas, a fim de analisar a integração dos resultados com outros indicadores escolares. A intenção é identificar evidências que permitam desmistificar pontos que prejudicam a aprendizagem, assim como reconstruir ações direcionadas para as metas do fim do ano, que serão medidas na próxima Avaliação Formativa, entre o fim de novembro e meados de dezembro, com todas as turmas do 1º ao 5º ano.