O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, visitou na terça-feira (22/8) a EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Cleide Rosa Auricchio, no Bairro Santo Antônio. Juntamente com a secretária de Educação, Minéa Fratelli, e o secretário de Assistência e Inclusão Social, Thiago Mata, o prefeito deu início ao programa ProNutri naquela unidade escolar, iniciando uma série de visitas que ele pretende fazer a outras unidades do município.
Estiveram presentes, também, o reitor da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), Leandro Prearo, além de professores e alunos dos cursos de Arquitetura e Nutrição, que darão sua contribuição à implementação de hortas escolares nas 66 escolas do município, além de consultoria nutricional à comunidade escolar. “A implementação do ProNutri só tem sido possível graças ao apoio do professor Prearo e à parceria da USCS”, comentou o prefeito.
A diretora da escola, Aline Bitencourt Monge, mostrou aos visitantes a horta, cultivada com técnicas de agricultura familiar, que dispensam o uso de agrotóxicos, e o pequeno apiário de abelhas sem ferrão, que contribui para a polinização e produção das hortaliças e temperos. Os alimentos saem da horta para a merenda dos 140 alunos de 0 a 5 anos de idade da escola.
Segundo o professor de Arquitetura Luis Octávio Rocha, cerca de metade das escolas da rede municipal de ensino já tem horta implantada. Para as demais, os alunos do Programa de Extensão do curso, sob orientação dos professores, irão elaborar projetos adaptados ao espaço e às características do prédio. “Estamos trabalhando com quatro tipologias de hortas: a tradicional, como a que vemos aqui; hidropônica, a horta em vasos e a horta vertical”.
Alunos e professores do curso de Nutrição da USCS também vão visitar todas as escolas da rede municipal de ensino levando orientações à comunidade escolar. “Queremos que os conhecimentos nutricionais cheguem às famílias”, diz a professora Nutrição da USCS, Marcela Previato.
Depois da visita à horta, Auricchio fez a entrega simbólica de dois dos kits pedagógicos que serão distribuídos aos alunos da escola, com informações sobre a implementação do ProNutri e dicas nutricionais para as famílias. Todos foram convidados, então, a degustar um lanche especial: sucos de beterraba e cenoura e um macarrão que aproveitou as polpas dos legumes no preparo do molho.
A comerciante Paloma Marinho, está satisfeita com a implantação do programa. Ela é mãe de Clara, de dois anos de idade, que está ficando cada vez mais seletiva na alimentação. “Esse programa tem uma importância gigantesca. Eu mesma só comecei a comer cenoura e beterraba com mais de 18 anos de idade”, diz Paloma.