Mais um dia de festa em escola da rede municipal de ensino de São Caetano do Sul: nesta quarta-feira (5/7), foi a vez da tradicional EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Senador Fláquer receber lousas digitais para todas as salas de aula e laboratórios, além de chromebooks para uso dos alunos. Para apresentar os novos equipamentos à comunidade escolar, a escola promoveu uma grande aula aberta, na quadra, com diversas atividades pedagógicas que envolveram pais e alunos do 1º ano.
O prefeito José Auricchio Júnior acompanhou o evento, juntamente da secretária de Educação, Minéa Fratelli. “Entregar tecnologia é ótimo. Todos são unânimes em falar que ela traz uma evolução incalculável na qualidade do ensino. Mas, a gente sabe que o processo de educação não é só isso. É um processo coletivo, que depende da participação da escola e da família”, enfatizou o prefeito, ao falar para professores, pais e alunos da escola.
“Não há educação de qualidade se não trabalharmos de forma conjunta”, ratificou a secretária de Educação Minéa Fratelli. O diretor da escola, Tiago Luiz Araújo, lembrou que o uso dos recursos tecnológicos deve estar associado à disciplina e à vontade para os estudos. E agradeceu a presença dos pais que se mobilizaram para ir à escola, valorizando a educação de seus filhos. “Juntos, vamos fazer coisas incríveis”, anunciou o diretor.
O comerciante Smay Machado foi um dos pais que abriu espaço na agenda profissional para acompanhar o filho à aula aberta. Morador do Bairro Fundação há apenas um mês, o comerciante conta que se mudou para São Caetano buscando garantir uma educação de qualidade para seus filhos de 6, 2 e 1 ano. No evento, acompanhou o filho mais velho, João Pedro, aluno do 1º ano. “Estou gostando muito da Educação de São Caetano. O João Pedro se interessa muito por tecnologia, desde pequeno. Certamente, a sala de aula vai ficar mais interessante para ele”, elogiou.
TRADIÇÃO E MODERNIDADE
Na Senador Fláquer foram entregues 180 chromebooks para uso pedagógico (alunos), além de 15 telas interativas (lousas digitais), uma para cada sala de aula e laboratórios.
Localizada no Bairro Fundação, a escola mais antiga da cidade, que há 103 anos ocupa um prédio cuidadosamente preservado, incorporou as novas tecnologias com entusiasmo. Os professores já estão se capacitando para fazer o melhor uso dos novos recursos pedagógicos.
Até o momento, foram entregues mais de 1.400 chromebooks a professores da rede municipal, mais de 4 mil chromebook em 14 escolas e mais de 70 painéis interativos (lousas digitais) nas unidades escolares. A programação é que se concluam todas as entregas de todas as unidades escolares nas próximas quatro semanas.