O novo CISE será construído na Rua da Eternidade, no Bairro Mauá.- Fotos Letícia Teixeira / PMSCS

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, assinou nesta terça terça-feira (9/4) a Ordem de Serviço para o início das obras do sétimo CISE (Centro Integrado de Saúde e Educação) da Terceira Idade da cidade. O equipamento será construído na Rua da Eternidade, no Bairro Mauá.

O local do futuro CISE do Bairro Mauá abrigou temporariamente os frequentadores do CISE Francisco Coriolano de Souza, quando a unidade do Bairro Nova Gerty passou por obras de revitalização. “A aprovação foi tão grande, que a própria população do Bairro Mauá nos requisitou um CISE aqui. E é o que começamos a construir hoje, para atender à demanda dos moradores”, afirmou Auricchio. As obras serão finalizadas no início do segundo semestre. O investimento é de R$ 413 mil.

A secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, fez uma correlação entre os CISEs e a qualidade de vida da população de São Caetano. São mais de 64 mil habitantes acima de 50 anos, idade mínima para participar das atividades. “Temos um público grande nessa faixa etária, que busca cada vez mais uma melhor qualidade de vida. Por isso, temos nos esforçado para oferecer, ano a ano, mais possibilidades para que esse grupo alcance o envelhecimento saudável.”

São Caetano é a cidade mais sustentável e com o maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do País. Em 2023, alcançou o topo do Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade, divulgado pelo Instituto de Longevidade, que mapeia todos os municípios brasileiros.

A coordenadora da Comtid (Coordenadoria Municipal da Terceira Idade), Lucila Lorenzini, era só felicidade pela construção do sétimo CISE em São Caetano. “Assim que começamos a receber aqui os associados do Coriolano, percebemos que existia um canal totalmente aberto para a criação de um novo centro integrado. Só temos a agradecer ao prefeito e à secretária Regina Maura por mais essa realização.”

CISES

O CISE Mauá será o quarto entregue nas gestões do prefeito José Auricchio Júnior. Os demais são o João Castaldelli (Bairro Olímpico), Benedicto Djalma Castro (Prosperidade) e Sueli Nogueira (Fundação).

No Bairro Mauá já são ministradas aulas de ginástica; alongamento; pilates; ritmos; danças latinas; práticas corporais orientais; crochê  e pintura em tecido. Com a ampliação e oficialização do CISE serão adicionados os serviços de saúde e cultura, como geriatria; fisioterapia; Nutre & Ação Sênior (atendimento nutricional em grupo); nutricionismo (Atendimento individual) e psicologia. A capacidade de atendimentos com esta ampliação chegará a mais de 500 associados, quase o dobro da atual.

As obras incluem duas novas salas multiuso; novos consultórios na área externa; ampliação do depósito e da cozinha; nivelamento do piso; novos  pontos de elétrica; instalação de ar-condicionado; revisão hidráulica; nova iluminação e pintura em todos os ambientes.