Os Jogos Pan-Americanos de Santiago (Chile) terminaram domingo (5/11) coroando a melhor campanha da história do Brasil na competição, com o segundo lugar no quadro geral de medalhas, atrás apenas dos Estados Unidos. Foram 205 medalhas (66 ouros, 73 pratas e 66 bronzes). Destas, 10 foram conquistadas por atletas de São Caetano (duas de ouro, cinco de prata e três de bronze).
As medalhas de ouro vieram no tênis de mesa. No individual, Hugo Calderano (número 4 do ranking da ITTF – Federação Internacional de Tênis de Mesa), dominou seus adversários e conquistou seu terceiro Pan consecutivo, um feito inédito na modalidade. O sul-caetanense perdeu apenas dois sets em Santiago.
Calderano brilhou também ao lado de Vitor Ishiy e Eric Jouti, faturando o ouro por equipes. E ainda conquistou a prata nas duplas, ao lado de Ishiy. Desempenho que o fez ser escolhido como porta-bandeira na cerimônia de encerramento.
Já Bruna Takahashi voltou para casa com três medalhas de prata: no individual, nas duplas, ao lado da irmã, Giulia Takahashi, e nas duplas mistas, com Vitor Ishiy. E uma de bronze, conquistada por equipes, ao lado de Giulia e Bruna Alexandre.
O taekwondo sul-caetanense também subiu ao pódio com Caroline Gomes, a Juma, Maria Clara Pacheco e Sandy Macedo. Maria Clara ganhou a prata (até 57 kg), enquanto o trio foi bronze na disputa por equipes.
Yuri Guimarães, da ginástica artística e formado pelo PEC (Programa Esportivo Comunitário), faturou o bronze na disputa por equipes, ao lado de Arthur Nory, Bernardo Miranda, Diogo Soares e Patrick Sampaio. Foi a primeira medalha de São Caetano na competição.
A próxima edição dos Jogos Pan-Americanos será em 2027, em Barranquilla, na Colômbia.