Fernando Ripoli e Sheila Alves Ripoli representam a Estância em diversas competições ao longo dos anos acumulando diversas medalhas e premios Divulgação/PMETRP

O atleta de ParaTaekwondo, Fernando Ripoli, competidor da classe P23 (destinada a atletas com Transtorno do Espectro Autista) e a professora Sheila Alves Ripoli, faixa preta 2º Dan Internacional representaram Ribeirão Pires no Fórum Nacional de Atletas Paralímpicos 2025, realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A participação marcou um momento especial na trajetória esportiva da dupla, que descreveu a experiência como uma conquista histórica.

Durante quatro dias, os atletas participaram de palestras, vivências e atividades de formação esportiva, ao lado de alguns dos principais nomes do paradesporto brasileiro. Segundo Fernando Ripoli, a oportunidade foi comparável a uma medalha. “Mais do que uma conquista esportiva, foi um marco pessoal e profissional. Essa experiência reforça nossa missão no desenvolvimento do Paradesporto e na representatividade brasileira”, afirmou.

Os atletas ressaltam que, desde a chegada à hospedagem, foram recebidos com extrema atenção e respeito por parte da equipe do Comitê Paralímpico Brasileiro. O acolhimento, segundo eles, foi um dos pontos altos do evento. “Fomos tratados como verdadeiros atletas paralímpicos, como membros da família CPB. Esse cuidado e carinho foram o maior presente desses cinco anos representando Ribeirão Pires no Taekwondo”, destacou Sheila Ripoli.

Ao longo do encontro, os representantes de Ribeirão Pires dividiram espaço com atletas de renome nacional e internacional, exemplos de superação e excelência esportiva. Para Sheila e Fernando, conviver com atletas de diferentes regiões e modalidades foi um aprendizado valioso: “Mesmo estando no início da nossa trajetória no esporte paralímpico, fomos tratados como campeões”, recordam.

A programação contou com palestras e workshops para a formação e estruturação da carreira dos atletas paralímpicos. Entre os conteúdos abordados estavam temas como comunicação, representatividade, elaboração de projetos, políticas de incentivo e o cenário nacional de equipes e bolsas esportivas. Entre os palestrantes estiveram Paulo Losinskas, Hudson Pereira, João Batista Carvalho e Daniel Romanello, nomes reconhecidos na gestão esportiva e no movimento paralímpico.

O Fórum Nacional de Atletas Paralímpicos 2025 aconteceu no Centro de Treinamento Paralímpico, na capital paulista

Ao final do evento, os atletas registraram agradecimentos especiais a Simone Camargo e a toda equipe organizadora do CPB. “Cada pessoa envolvida contribuiu para tornar essa experiência inesquecível. Que Deus abençoe todos que dedicam seu trabalho ao esporte paralímpico brasileiro”, declarou Fernando.