Atleta do Centro de Excelência Esportiva de São Bernardo, Thiago Borges Lacerda conquistou medalha de ouro no Campeonato Pan-Americano Sub-20 de Atletismo, na pista do El Salitre, em Bogotá, na Colômbia, disputado entre sexta-feira e domingo (3 a 5 de outubro). O feito de Thiago, 19 anos, foi alcançado no sábado (4/10) no lançamento de dardo, com a marca de 71,84 m, garantindo o posto mais alto do pódio. O segundo colocado foi o venezuelano Jhei Valor Zerpa (67,12 m) e o terceiro o colombiano Miguel Mira Gil (60,49 m).
O grande desempenho de Thiago (ADC São Bernardo) na competição internacional não surpreendeu a delegação da Seleção Brasileira. Mas ele foi além. Destaque do ranking nacional em sua prova de Atletismo, Thiago havia registrado até então sua melhor marca pessoal no Troféu Brasil – uma das principais competições do País -, em agosto deste ano, quando alcançou o patamar de 71,21 m. O torneio contou com a presença de 18 países e atletas do ranking Top List.
“Fico muito feliz por ter representado o Brasil, representado São Bernardo, que está me apoiando e me ajudando a evoluir cada vez mais. Grato por ter conseguido a medalha de ouro, isso é muito importante na carreira do atleta”, afirmou Thiago.
Thiago é natural de Lagoa da Prata (MG). O atleta chegou ao Centro de Excelência de São Bernardo no início de 2025, justamente para treinamento em uma das melhores estruturas esportivas do Estado de São Paulo. Ele atua no Atletismo desde os 8 anos. Começou praticando salto em altura e em distância, mas diante de uma lesão ele fez a transição para o lançamento de dardo.
Com 13 atletas ao todo na equipe do Pan-Americano, a Seleção Brasileira computou 11 medalhas (sendo 6 de ouro e 5 de prata) na disputa do torneio em Bogotá. Outro atleta da ADC São Bernardo, João Guilherme da Silva, 18 anos, disputou o torneio na categoria de lançamento de martelo, ficando na quarta posição. A cidade foi representada ainda por outros dois profissionais na delegação: Pedro Attilio (treinador) e Pedro Helder da Costa (fisioterapeuta).
PRÓXIMOS PASSOS – A categoria Sub-20 do Atletismo Brasil irá competir também no Campeonato Sul-Americano de Lima, no Peru, de 31 de outubro a 2 de novembro, com uma delegação mais robusta, de 62 atletas (31 mulheres e 31 homens). Ambos os atletas de São Bernardo estarão na disputa no Peru.
A cidade de Eugene, no Oregon, Estados Unidos, vai receber o 21º Campeonato Mundial de Atletismo Sub-20 (14 edições como Mundial Júnior), de 5 a 9 de agosto de 2026, no Hayward Field da Universidade do Oregon. O período de qualificação iniciou em 1º de outubro e prossegue até meados de julho do ano que vem – o evento terá a adição das provas 5 km marcha atlética e 4×100 m misto.