Visão aérea do telhado solar na loja Assaí São Bernardo Anchieta – Divulgação: Assaí Atacadista

A instalação de 762 kWp de potência máxima está localizada na loja São Bernardo Anchieta e já gerou uma economia de 14% na conta de energia da unidade

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), o Assaí, em parceria com a GreenYellow, anuncia a instalação do maior telhado solar do varejo alimentar do município de São Bernardo do Campo.

O telhado foi instalado na loja Assaí São Bernardo Anchieta, localizada na Av. do Taboão, 574, no ABC Paulista e, desde a implementação, em abril, já gerou uma economia de 14% na conta de energia da unidade.

O projeto faz parte das várias iniciativas do atacadista no combate às mudanças climáticas, em linha com a sua estratégia de sustentabilidade que tem como objetivo impulsionar a prosperidade para todos com operações responsáveis e transparentes, e menor impacto ambiental.

Além das placas solares, o Assaí está sempre em busca de alternativas para tornar sua operação mais eficiente, com ações para reduzir suas emissões de carbono, voltadas para a modernização de equipamentos, utilização de uma matriz mais limpa de energia, aumento da eficiência energética, gestão adequada dos resíduos, combate ao desperdício de alimentos e fomento à economia circular.

Eficiência energética

Com uma capacidade instalada de 762 kWp, a energia gerada do novo telhado solar é equivalente ao consumo de 520 casas e capaz de evitar a emissão de 55 toneladas anuais de CO2.

O Assaí também possui mais sete telhados fotovoltaicos localizados nos estados de Londrina (PR), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ), Cabo Frio (RJ), Duque de Caxias (RJ), Cuiabá (MT) e Rio Verde (GO), todos em parceria com a Green Yellow. O projeto de São Bernardo do Campo é o terceiro maior entre as oito placas com esse tipo de tecnologia.

Desde o começo do projeto, todas as plantas solares já geraram mais de 31.192 MWh de energia, que corresponde a 1.698,77 TCO2 evitadas. Esse valor de geração daria para abastecer cerca de 175.554 casas. Além disso, os telhados já geraram uma redução média mensal de 19% nas contas de energia nas oito unidades contempladas.

Para Lucas Attademo, Gerente de Projetos do Assaí, a instalação da placa em mais um estado mostra a evolução do compromisso do Assaí com o meio ambiente. “Com mais um telhado fotovoltaico instalado, conseguiremos ampliar a eficiência energética da nossa operação contribuindo ainda para as metas de redução de CO2 da Cia. Hoje, somando as oito placas, são mais de 26.800 m² de painéis solares instalados, o que equivale a aproximadamente quatro campos de futebol, dando uma média de 3.300m² por usina (UFV), o que reforça o tamanho da nossa capacidade energética”, afirma Lucas.

O presidente da GreenYellow no Brasil, Marcelo Xavier, destaca a importância da parceria. “Ressalto dois pontos importantes relacionados a este projeto. Primeiramente, pelo fato que evidencia nossa vocação para fornecer soluções sustentáveis junto ao segmento de varejo, que é o meio de onde surgimos originalmente. Em segundo lugar, este projeto, que está baseado na autogeração de energia limpa local, junto à carga, está totalmente em linha com o tipo de negócios que estamos buscando enfatizar atualmente no País”, comenta.

Sobre o Assaí Atacadista

O Assaí Atacadista é uma Corporation (empresa sem um único controlador), que opera no setor de atacarejo há 50 anos e a rede alimentar com a maior presença nos lares brasileiros (NielsenIQ Homescan). É ainda a melhor empresa de atacado e varejo do Brasil (Melhores e Maiores 2024 da Exame) e a marca mais lembrada do varejo físico e digital (Branding Brasil).

Fundado em São Paulo (SP), o Assaí atende comerciantes e consumidores(as) que buscam maior economia na compra a varejo ou a atacado, liderando a proposta de inovação no formato. Atualmente, tem mais de 300 lojas em todas as regiões do país (24 Estados + DF) e mais de 87 mil colaboradores(as), sendo reconhecida pela GPTW como a melhor empresa de varejo alimentar para se trabalhar (companhias com mais de 10 mil colaboradores).

As ações do Assaí são as únicas de uma empresa de atacarejo negociadas na B3 (ASAI3). Forte geradora de caixa, cresce ano após ano e, em 2024, registrou faturamento de R$ 80,6 bilhões.

Reconhecida pelo seu forte trabalho social, conta com o Instituto Assaí que, desde 2022, atua com ações de impacto social nas frentes de apoio ao empreendedorismo, incentivo ao esporte e segurança alimentar.

Para contatar a equipe de assessoria de imprensa do Assaí, obter press releases ou imagens oficiais da marca, acesse: www.assai.com.br/imprensa.

Sobre a GreenYellow

Em 18 anos, a GreenYellow tornou-se um ator importante na transição energética na França e ao redor do mundo, sendo uma verdadeira aliada de empresas e comunidades.

Como especialista em produção solar fotovoltaica, projetos de eficiência energética, comercialização de energia e mobilidade elétrica, a GreenYellow apoia seus clientes em toda a cadeia de valor, desde o desenvolvimento e financiamento até a operação de projetos de infraestrutura que lhes permitam produzir energia verde e competitiva, reduzir o seu consumo de energia e, assim, acelerar a sua descarbonização.

Operando em 15 países em quatro continentes, a GreenYellow está constantemente inovando para enfrentar os desafios das alterações climáticas e enriquecer a sua plataforma de oferta única e global.

No Brasil desde 2014, a empresa possui mais de 1 mil projetos de eficiência energética implementados e 280 MWp em projetos fotovoltaicos distribuídos em mais de 80 usinas. Entre seus clientes, atualmente, estão DPSP, Lopes Supermercado, Claro, Magazine Luiza, Pão de Açúcar, Assaí Atacadista, Grupo Casas Bahia, Leroy Merlin, entre outros.

Mais informações: https://www.greenyellow.com.br/