O artista recebeu, depois da palestra, desenhos feito pelos alunos da escola- Foto - Samuca Fermino / PMSCS

A EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Senador Fláquer, a mais antiga escola de São Caetano, é um espaço de aprendizado aberto à tradição e à modernidade. Na terça-feira (28/2), foi a vez de um encontro com a modernidade: a escola recebeu o artista plástico Diogo Neves, mais conhecido pelo apelido D-Snow (neve, em inglês), que tem se dedicado ao grafite e à street art (arte urbana) no Canadá, onde reside atualmente.

Nascido no Brasil e criado em Santo André, Diogo mudou-se ainda jovem para a América do Norte, onde consolidou sua carreira como artista plástico, tendo entre seus clientes grandes empresas e celebridades, como a Universal Music Group e o cantor Justin Bieber. Usando uma variedade de materiais, como tintas em spray, acrílicos, pó de diamante, estampas e resina, ele não se limita a pintar murais, mas tem levado sua arte para peças de vestuário, escultura, carros e até barcos. 

Na Senador Fláquer, o artista fez questão de contar detalhes de sua trajetória profissional e levar uma mensagem de incentivo. “Tudo o que você faz requer uma batalha, um esforço pessoal. É importante acreditar em si próprio e também valorizar a família e os amigos”, aconselhou o artista. “O objetivo da palestra foi despertar sonhos nos alunos que estão atualmente no 9º ano, prestes a ingressarem no Ensino Médio. Temos aqui vários talentos, em diferentes áreas, e planejamos promover essa troca enriquecedora para os alunos”, enfatizou o diretor da escola, Tiago Luiz de Araújo.

O artista Diogo ainda teve tempo para a foto com todos os alunos e professores- Foto Samuca Fermino / PMSCS

AMIZADE DE INFÂNCIA

A oportunidade desse encontro nasceu de uma amizade de infância: Diogo é amigo de Tatiane Ponso, professora de Português da rede municipal, que lhe fez o convite. Em visita ao Brasil, onde está gravando um documentário sobre sua trajetória artística, Diogo atendeu prontamente ao convite.

Na Senador Fláquer, o encontro foi mediado pela professora de Artes Tatiana Santos, que entrevistou o artista, reunindo perguntas feitas pelos alunos.

Ao final da palestra, o artista foi presenteado com desenhos feitos por alunos da escola e ficou à disposição para inúmeras fotos e selfies com as turmas dos 9ºs anos.