A Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais (CAMM) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo reconduziu, em reunião realizada nesta quarta-feira (28), a deputada Ana Carolina Serra (Cidadania) à presidência do colegiado. Ana Perugini (PT) será a nova vice-presidente para os próximos dois anos.
“São temas que são sensíveis a todos nós, como a questão da mobilidade e do saneamento básico. Contamos com a presença de todos os deputados para que a gente possa, de fato, debater assuntos que são importantes para todas as pessoas das diversas regiões metropolitanas do estado”, disse Ana Carolina Serra.
“Nesta Comissão podemos, por exemplo, ver o impacto de ser uma cidade limítrofe e de construções periféricas, onde são feitos prédios de grande porte, sem uma infraestrutura básica de saúde e educação para atender a população”, complementou Ana Perugini.
Regiões metropolitanas
Natural de Santo André, no Grande ABC paulista, Região Metropolitana da Capital, Ana Carolina Serra destacou que o debate sobre mobilidade urbana deve ser o foco do colegiado nos próximos dois anos. “O Grande ABC é uma região que já foi muito industrializada e usada para a evasão de mercadorias que eram produzidas, então sempre sofremos muito com a questão da mobilidade”, comentou a presidente.
“São municípios conurbados, a gente muda de cidade e nem percebe. Além disso, temos preocupação com a ligação com as demais cidades da Grande São Paulo, principalmente com a Capital. Então temas como o metrô e a CPTM sempre foram sensíveis e são pautas que serão muito discutidas aqui e que vamos trabalhar para que sejam postas em prática”, finalizou Ana Carolina.
Deputada atuante na Região Metropolitana de Campinas, a vice-presidente Ana Perugini também deu destaque ao tema do transporte. Ela citou a construção interrompida do corredor metropolitano e os consequentes congestionamentos que acontecem frequentemente nas rodovias Anhanguera e Bandeirantes.
“A Região Metropolitana possui o maior índice de praças de pedágios em todo o estado de São Paulo. A cidade de Campinas era ilhada por pedágios. Pedagiar o cidadão metropolitano que não mora, estuda e trabalha na mesma cidade acarreta em um ônus a esse morador”, acrescentou Perugini.
“Serviços comuns que são acessados por todas as cidades são centralizados. Essa discussão precisa passar por aqui. Em relação à Saúde, por exemplo, temos uma unificação do sistema Cross [Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde] aqui na Capital. Fazemos todo o movimento para que seja regionalizado”, afirmou a vice-presidente.