De acordo com a Abrelpe – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, a economia brasileira perde R$ 14 bilhões todos os anos com o descarte incorreto do lixo reciclável. Os dados apontam que em 2020, cerca de 12 milhões de toneladas de resíduos sólidos foram descartados no meio ambiente, material que poderia gerar dinheiro e emprego para milhares de trabalhadores no país. São quase 80 milhões de toneladas de lixo produzidos anualmente no Brasil e apenas 4% vão para a reciclagem. Esse número está abaixo da média mundial, de 9%.
Para conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da reciclagem, cuidados com o meio ambiente e, por tabela colaborar com as pessoas em situação de vulnerabilidade social, o Colégio Singular, com unidades em Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, promoverá neste sábado (6 de novembro), a partir das 9 horas, a Mostra Cultural Solidária, com o tema O que estamos fazendo para mudar o mundo?
Com a participação dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II, o evento contará com a arrecadação de lacres e tampinhas plásticas de garrafa PET, óleo de cozinha usado, ração animal, apostilas, livros e cadernos, além da venda de produtos confeccionados pelos estudantes com material reciclado, como porta-copos, enfeites natalinos, vasos de plantas com ervas medicinais e aromáticas, sabão caseiro, chaveiros, caixas de organização e outros itens. No dia, também haverá ações de conscientização ligadas à doação de órgãos e sangue.
Cada unidade reverterá a verba arrecadada para uma instituição beneficente e entre elas estão Casa Ronald McDonald ABC, Paróquia São José, Instituição Guiados pelo Espírito Santo, Creche Fraternidade Menino Jesus e Instituição Amélia Rodrigues, todas localizadas na região do Grande ABC. Os endereços das unidades estão disponíveis no portal www.singular.com.br .