O vestibular 2026 do Programa Municipal Faculdade São Bernardo já tem data marcada para abrir as portas para mais 200 pessoas que desejam ter um diploma do Ensino Superior, mas não têm condições de pagar: 7 de dezembro. Mas a chance para buscar uma das 50 vagas dos quatro cursos totalmente gratuitos disponíveis passa pela inscrição, que vai até as 23h59 do dia 19 de novembro. Dispostos a incentivar parentes, amigos e colegas a não deixarem a oportunidade passar, alunos da primeira turma têm se movimentado, tanto em conversas pessoais quanto em mensagens por meio das redes de contato, para informar sobre a iniciativa da Prefeitura e do prazo para se candidatarem.
Casos de Iraneide Ximenes Rodrigues Lima, 49 anos (cursa Gestão Ambiental), Cristiane Navas Pinheiro, 46 (Gestão Pública), Luiz Gustavo Ferreira Araujo, 19 (Gestão Financeira) e Miguel Villela, 18 (Marketing Digital), que definem a instituição criada pela gestão do prefeito Marcelo Lima como oportunidade, possibilidade de transformação, desenvolvimento e bênção. Juventude e experiência que seguem juntas em busca do mesmo ideal: alcançar o diploma universitário. E que agora se unem no propósito de mostrar a outros que é possível realizar o sonho, sem pagar, em uma instituição com cursos e professores de qualidade.
Além da questão financeira, problemas pessoais, de saúde e decisões que não teria como adiar foram desafios enfrentados por Cristiane Navas, moradora do bairro Baeta Neves, que completou o curso de Magistério em 1998 e não teve como seguir estudando, porque os pais não tinham condições de arcar com os custos. Segundo ela, quando a situação melhorou e a volta aos estudos viraria realidade, em 2002, ela engravidou, e mais uma vez se viu obrigada a interromper o sonho.
Com a filha já criada e encaminhada, acreditava que tinha chegado a hora de voltar aos bancos escolares, mas em 2022 foi obrigada a deixar o emprego para cuidar da avó materna e do pai, que já estava em estado avançado do Alzheimer e faleceu em junho do mesmo ano. Quatro meses depois, perdeu a avó e, em dezembro, recebeu o diagnóstico de um câncer de mama, aos 43 anos. Fez tratamento ao longo de 2023, com cirurgia, sessões de quimioterapia e de radioterapia. Agora, com a saúde estável, retomou a busca por emprego e também o sonho do ensino superior, que começou a realizar em agosto de 2025, na Faculdade São Bernardo.
RECOMEÇO DE VIDA – “O programa de gratuidade da Prefeitura gerou uma enorme oportunidade para que pudesse estudar, neste período de renovação e recomeço de vida. Não desejo desistir dessa formação. Estou amando as aulas, os professores incentivam o nosso crescimento e desenvolvimento. Tenho certeza que conseguirei uma nova recolocação de emprego, após a realização dessa formação, pois está me ajudando a ver o mercado de trabalho e financeiro de uma forma muito mais abrangente e com conhecimentos específicos”, disse.
Segundo ela, nas conversas com colegas de faculdade é possível perceber que “estão adorando essa oportunidade de estar em uma faculdade de ótima qualidade e sem custo”. Lembra que muitos alunos de Gestão Pública têm mais de 40 anos, buscam mais conhecimento e melhoria nas condições de vida. “Agora vai ter outro vestibular, e já encaminhei nos grupos do WhatsApp e na rede social. Espero que esse projeto possa alcançar muitas pessoas, e traga ainda mais desenvolvimento e prosperidade à nossa cidade, com essa oportunidade.”
Iraneide Ximenes, que mora no Jardim Nazareth há 18 anos, disse que sempre teve o sonho de cursar uma faculdade, mas a falta de recursos e a opção por priorizar a criação dos filhos a levaram a esperar 21 anos para realizar seu desejo, que surgiu com o programa gratuito da Prefeitura. Afirma que está feliz com a chance e com o nível de ensino que encontrou, avalia que sua vida poderia ter tomado outro rumo se uma oportunidade dessas tivesse aparecido antes, mas abre o coração e cita outro motivo pela demora.
“Tem um motivo muito grande que eu até me envergonho de falar, de que não me achava capaz de acompanhar um curso Superior por medo e também insegurança. Tenho dois filhos, esperei terem uma estabilidade financeira, mas sempre falei que ainda faria uma faculdade, nem que fosse da terceira idade. Fiz o vestibular, passei, fiquei com medo de novo, mais fui assim mesmo. E já estou indicando o vestibular para todos que conheço, e alguns nem acreditam que não pago nada”, comentou.
OPORTUNIDADE – Morador do bairro Ferrazópolis, Luiz Gustavo Ferreira Araujo disse que prestou seu primeiro vestibular quando ainda estava no terceiro ano do Ensino Médio, mas não conseguiu uma vaga no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Quando soube da oportunidade oferecida pelo Programa Faculdade Municipal, não pensou duas vezes para se candidatar no curso de Gestão Financeira, tanto por gostar da área quanto por ter uma mãe que trabalha com administração.
“A Faculdade Municipal foi um dos maiores incentivos para mim, pois o ensino acadêmico é de uma das melhores universidades privadas do País (São Judas), e com oportunidade para quem não tem condições de pagar. O curso é totalmente o que eu esperava, com professores extremamente capacitados, com formações no Exterior e universidades de elite. Com certeza é um projeto além do esperado. Todos os alunos se mostram bem entusiasmados”, disse ele, que tem passado adiante a informação sobre o vestibular 2026. “Falo das inscrições, que estão abertas, e da faculdade para as pessoas que conheço, pois é uma ótima oportunidade.”
Outro jovem que viu na instituição gratuita de São Bernardo oportunidade que não poderia ser perdida é Miguel Villela, morador do bairro DER que prestou o vestibular para Marketing Digital em julho, passou e decidiu trocar o curso de Gestão de Turismo que fazia na Fatec de São Paulo – estava no primeiro semestre. “São cursos bem diferentes, mas ambos se encaixam bem no meu gosto, no que gostaria para o futuro. Mas o da nossa faculdade se encaixa melhor na minha rotina, pois na Fatec eu saía muito cedo de casa e voltava muito tarde. E não estava trabalhando, pois exatamente esse horário não me permitia.”
BENEFICIADOS – O Programa Faculdade Municipal de São Bernardo é destinado a pessoas de baixa renda, que não tenham concluído curso de nível Superior. Em parceria com a Universidade São Judas Tadeu, responsável pela gestão pedagógica da instituição, o processo seletivo vai oferecer 50 vagas para cada um dos quatro cursos semipresenciais de tecnólogo: Gestão Ambiental, Gestão Pública, Marketing Digital e Gestão Financeira. As inscrições podem ser feitas até as 23h59 do dia 19 de novembro, exclusivamente pela internet, acessando o link https://eventos.usjt.br/bolsas-integral-sao-judas-sbc.
Mais informações sobre vagas, cursos, regulamentos e processo seletivo estão descritas e previstas no edital publicado nos sites https://eventos.usjt.br/bolsas-integral-sao-judas-sbc e https://educacao.saobernardo.sp.gov.br/faculdade-municipal-sbc.html.

















