Atividade especial voltada a 400 estudantes da rede municipal de São Bernardo. Crianças das escolas municipais de Educação Básica Professor Otílio de Oliveira e Viriato Correia, do Rudge Ramos, assistiram nesta quinta-feira (6/11), no Teatro Lauro Gomes, ao curta-metragem ‘URU – A Chuva Faz Parte do Processo’, animação produzida por ex-alunos do Centro Avançado de Audiovisual (CAV) da Prefeitura. O filme, que traz em sua narrativa a importância do autocuidado para o bem-estar, conta com recursos da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc), do Governo Federal, e apoio da Secretaria de Cultura do município.
Saori Novak, 22 anos, produtor e diretor do curta, lembra que, com ideias e plano de desenvolver o projeto com grupo de amigos, buscou no Centro Avançado de Audiovisual o conhecimento para tirar o sonho do papel. “Foi incrível. A gente precisou ir atrás de aprendizado, porque não sabíamos fazer animação. O CAV nos forneceu o princípio de como desenvolver o projeto. Ainda temos muito a aprender, mas o CAV nos deu o empurrão que a gente precisava para ter base e coragem para começar”, disse.

Parte do processo formativo do CAV, Saori e outros quatro alunos do Centro produziram, como Trabalho de Conclusão de Curso, o teaser da animação URU, nome do personagem central da narrativa. Saori inscreveu a proposta do curta-metragem em edital de fomento da PNAB destinada a primeiras obras de produtores do País. O projeto foi contemplado e é, agora, inspiração para gerações mais jovens. “Exibir nosso curta para alunos da cidade significa mostrar que os desenhos que a gente faz importam. Que nossas ideias são importantes. Que precisamos trabalhar em grupo. Além disso, também dá a essas crianças acesso à cultura e incentiva novos talentos”, concluiu Saori.
A secretária de Cultura de São Bernardo, Samara Dinis, ressaltou as ações da gestão liderada pelo prefeito Marcelo Lima para ampliar o acesso dos moradores a cursos e oficinas culturais. “Especialmente para os jovens, e por todos os territórios da nossa cidade. A formação em diferentes linguagens e o trabalho de difusão das produções de artistas locais fazem parte das iniciativas que colocando a cultura de São Bernardo em lugar de destaque. A arte tem a força para mudar a realidade das pessoas e inspirar as novas gerações. Ficamos orgulhosos em acompanhar os resultados dessas ações”, destacou.
O curta-metragem ‘URU – A Chuva Faz Parte do Processo’ será reexibido no dia 22 de novembro, às 14h, no Teatro Lauro Gomes (Rua Helena Jacquey, 171 – Rudge Ramos). A entrada é gratuita.

VAGAS ABERTAS – Até o dia 30 de novembro, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Cultura da cidade, realiza as inscrições para os cursos gratuitos de cinema/TV e em animação do CAV. Os interessados, moradores do município e região, deverão se inscrever pelo site do Centro de Audiovisual – https://sitecav.vercel.app/. Serão disponibilizadas 120 vagas para as aulas gratuitas que serão ministradas a partir do primeiro semestre de 2026.





















