O início e o fim de um ano são marcados pelas metas. Dentre as mais comuns está a de começar a ter um estilo de vida mais saudável por meio da alimentação. Mas como tirar essa ideia do papel?
Segundo o nutricionista Sandro Ferraz a primeira mudança deve ser de mindset. “Em uma reeducação alimentar um dos maiores vilões a ser enfrentado é a mente. Assim como qualquer hábito, o comer bem é uma construção que deve ser reforçada a cada dia”, aponta.
Confira o checklist do especialista com os cinco principais pontos para começar a ter uma alimentação mais equilibrada:
1- Inclua no almoço e no jantar pelo menos uma opção de verduras e legumes. “Se quiser ousar mais, dá até para comer no café da manhã. Uma omelete de legumes é uma boa opção”, recomenda Sandro.
2 – Bateu uma fome no meio da tarde? Esqueça os lanches rápidos e industrializados e aposte em opções como frutas, oleaginosas e iogurtes proteicos e sem açúcar.
3 – Diminuir a quantidade de açúcar já é um grande passo. “Uma alternativa para deixá-lo de lado é justamente optar por alimentos naturais, já que os industrializados estão cheios de açúcares dos mais diversos tipos. Outra forma é ir adoçando cada vez menos as bebidas, comece gradualmente, sem pressa”, aponta.
4- A quantidade a variedade dos produtos devem se atentar as necessidades do organismo. “É importante manter a regularidade das refeições, respeitando as quantidades necessárias de nutrientes como vitaminas, proteínas, lipídios e carboidratos”, diz o nutricionista.
5- Evite bebidas alcoólicas, refrigerantes e outras bebidas industrializadas. “Opte pelos sucos naturais ou água de coco, que possuem menos calorias e açúcares”, recomenda.