Fotos: Igor Cotrim

Iniciativa de grande impacto na qualidade de vida: as quatro aldeias indígenas de São Bernardo estão recebendo 70 filtros de barro, para garantir o consumo de água potável para as cerca de 180 pessoas que vivem nas aldeias Guyrapaju, Pinheiroty, Nhamandu Mirim e Kuaray Rexakã. A entrega da primeira leva ocorreu nesta quinta-feira (23/10), durante a visita semanal da equipe Lilás da UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Cruz, que fica no pós-balsa e atende esses moradores.

As primeiras aldeias a receberem os filtros de barro foram a Guyrapaju e Pinheiroty, com 36 unidades no total. Na próxima semana, os equipamentos serão entregues nas aldeias Nhamandu Mirim e Kuaray Rexakã. Até a entrega dos filtros, a água consumida era a de nascentes no entorno das aldeias, o que não raro resultava em vômitos, diarreias de repetição e dores abdominais, especialmente em crianças e idosos.

SOLUÇÃO EFICIENTE – O diretor de seção do Departamento de Atenção Básica e Gestão do Cuidado da Secretaria de Saúde de São Bernardo, o enfermeiro Antonio Carlos Bezerra, explicou que a demanda pelos filtros foi apresentada pelo comitê indígena à médica de Família e Comunidades Sônia Seng, que é a profissional médica da equipe Lilás da UBS Santa Cruz. “Por ser um equipamento simples, de fácil manejo, que não necessita de energia elétrica, é uma solução eficiente e de baixo custo para um problema importante de saúde que essas pessoas tinham”, destacou Antonio Carlos.

O diretor detalhou que os filtros entregues são de qualidade, com três velas e outras três de reservas, e que todas as orientações de higiene e limpeza dos equipamentos foram dadas pela equipe de saúde que acompanha os aldeados pelo menos uma vez por semana. “O recurso utilizado para aquisição dos filtros foi do orçamento da Secretaria de Saúde e a gente tem certeza que o resultado na qualidade de vida deles será rápido e permanente”, completou.

O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, ressaltou a importância da saúde pública chegar a todos os moradores da cidade. “A UBS Santa Cruz está no extremo do município, atendendo as pessoas que moram ali e também as pessoas aldeadas, e essa ação reafirma o propósito da gestão do nosso prefeito Marcelo Lima, que é a de não deixar ninguém para trás. Filtros de barro são um patrimônio brasileiro, muito eficientes para que as pessoas tenham água potável e, apesar de simples, vão garantir um salto de qualidade de vida para todos os indígenas que vivem nessas quatro aldeias”, concluiu.