
Ação integrada em São Bernardo resultou nesta terça-feira (22/7) na detenção do suspeito por uma série de ataques a ônibus na cidade e outros municípios da Região Metropolitana de São Paulo. Mediante trabalho minucioso de investigação, que incluiu cruzamento de dados e o apoio das equipes de patrulhamento ostensivo da GCM (Guarda Civil Municipal) e Polícia Militar (PM), o indivíduo foi encaminhado ao Deic (Delegacia Especializada de Investigações Criminais) para prestar depoimento.
Prisão já foi solicitada à Justiça. Ao ser identificado, o suspeito confessou ser responsável pelas depredações criminosas a transportes coletivos no município no último dia 17 de julho. O irmão do indivíduo também é investigado. Houve buscas em dois endereços. Durante as diligências, foram apreendidos em sua residência e local de trabalho, um estilingue e pequenas esferas de metal, materiais usados nos crimes, que teriam sido premeditados.

“A resposta rápida das nossas forças de segurança demonstra o compromisso de São Bernardo com a proteção da população. Investimos em tecnologia, inteligência e integração entre as corporações para garantir uma cidade mais segura. Não vamos permitir que ações criminosas ameacem o transporte público ou a rotina dos nossos cidadãos”, declarou o prefeito Marcelo Lima.
Para o secretário de Segurança de São Bernardo, Major Arley Topalian, as ações conjuntas entre as forças de segurança têm sido fundamentais para a proteção do município. “Essa operação destaca a importância da integração entre a GCM, PM e Polícia Civil. A colaboração entre as corporações é crucial para garantir a tranquilidade da população e combater a criminalidade de maneira eficaz. Estamos comprometidos em manter ações rápidas e decisivas, para que crimes como esse não sejam tolerados em nossa cidade”, afirmou.
AÇÃO CONJUNTA – Após os ataques criminosos ao transporte coletivo da cidade, a GCM já atuava de forma estratégica em conjunto com a Polícia Militar, intensificando o patrulhamento ostensivo em pontos sensíveis da cidade. Com presença constante das equipes, a ação teve como foco a proteção da população e a prevenção de novos ataques, garantindo segurança nos terminais e durante o deslocamento dos passageiros.

A operação preventiva se concentrou nas principais avenidas e corredores de ônibus, como Faria Lima, Lucas Nogueira Garcez, Kennedy, Vergueiro, Servidei Demarchi, João Firmino, Castelo Branco, Estrada dos Alvarenga e Rua Jurubatuba.
As investigações seguem em andamento para aprofundar os detalhes da atuação do criminoso. Enquanto isso, a operação integrada permanece ativa, com o compromisso de manter a ordem pública e a segurança nos espaços urbanos.