O Observatório de Políticas Educacionais do ABC vai reunir, de 23 a 25 de outubro, gestores, educadores, estudantes, movimentos sociais e representantes da sociedade civil para debater os rumos da política educacional do país e da região. O assunto será tema do Seminário Diagnóstico e Construção dos Planos de Educação no ABC, no campus São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC (UFABC).
O encontro acontece no momento em que tramita no Congresso o novo Plano Nacional de Educação (PNE), por meio do Projeto de Lei 2614/2024, formulado pelo Governo Federal. A proposta do seminário é aprofundar as mudanças propostas e a necessidade de um diagnóstico sobre a realidade educacional em cada território e unidade escolar, fortalecendo a construção democrática, técnica e politicamente relevante dos planos locais.
O ABC se destaca por contar com sete Planos Municipais de Educação articulados com Plano Regional de Educação (PRE) 2016-2026. O documento foi aprovado durante a Conferência Regional de Educação. O documento resultou na criação do Observatório de Políticas Educacionais, iniciativa do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e da UFABC, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e participação de secretarias, fóruns de educação, universidades e organizações da sociedade civil.
A programação inclui conferências, painéis, oficinas temáticas e o lançamento de materiais de comunicação e documentos técnicos sobre as políticas educacionais no ABC e sobre os planos de educação. Entre os convidados está o Secretário de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase) do Ministério da Educação, Gregório Durlo Grisa. A programação conta ainda com a participação de pesquisadores e representantes de governo, órgãos de pesquisa e da sociedade civil.
O seminário é aberto ao público interessado. Clique aqui para se inscrever.