Ônibus Expresso São Bernardo. Foto: Lucas Pinheiro/Ônibs Brasil
Ônibus Expresso São Bernardo. Foto: Lucas Pinheiro/Ônibs Brasil

De acordo com informações do Presidente do Sindicato dos Rodoviários do Grande ABC – Sintetra, Leandro Mendes da Silva, divulgadas nesta quarta-feira, 20, pelo Diário do Transporte, na próxima segunda-feira, dia 25, poderá ocorrer uma greve parcial dos ônibus da região do ABC. Vale lembrar que este Sindicato representa os trabalhadores em transportes nas sete cidades da região: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Segundo as informações do Presidente, todas as empresas de ônibus da região pagaram integralmente o adiantamento salarial de 40%, previsto em convenção coletiva, com exceção da TPCN – Transportes Coletivos Parque das Nações (Parquinho), Expresso São Bernardo (Expressinho) e Grupo Baltazar (EAOSA, Imigrantes, Riacho Grande, Ribeirão Pires, São Camilo, Triângulo, Urbana).

O problema teve origem no fato de que as companhias de ônibus da região, alegaram dificuldades financeiras por conta da queda do número de passageiros durante a pandemia. Por conta disso, foi proposto um pagamento de 75% do valor do adiantamento, no entanto, os trabalhadores não aceitaram o acordo.

Por conta disso, Leandro disse que se o pagamento não for pago até essa sexta-feira, dia 22, na segunda-feira, 25, poderá haver essa paralisação.

“O Grupo Baltazar que a gente tem esse problema, a Parquinho e a Expressinho. O Grupo Baltazar são sete empresas, mais a Parquinho, oito; e com a Expressinho são nove. Essas são as empresas que hoje ainda não pagaram o vale. Estamos dando prazo até sexta-feira para eles estarem acertando. Porque na sexta-feira a gente vai tirar alguma posição aqui no sindicato. Se as empresas não pagarem a partir de segunda vai amanhecer parado e voltar a rodar só com o pagamento na conta” – explicou o Presidente em nota divulgada pelo Diário do Transporte.

No entanto, nesta quinta-feira, 21, haverá uma nova reunião do Sindicato com as empresas. Veja quais são as companhias.

Santo André

– Consórcio União Santo André (linhas comuns): formado pela Viação Guaianazes, Viação Vaz, TCPN (Transportes Coletivos Parque das Nações), ETURSA (Empresa de Transporte Urbano e Rodoviário de Santo André) e EUSA (Empresa Urbana Santo André).

– Suzantur: opera o sistema tronco-alimentado da região da Vila Luzita até o centro de Santo André, de forma provisória até a licitação do sistema que deveria ter sido realizada em 2016.

São Bernardo do Campo

– BR7 Mobilidade

São Caetano do Sul

– Vipe (Viação Padre Eustáquio)

Diadema

– Suzantur

– MobiBrasil

Mauá

– Suzantur

Ribeirão Pires:

– Rigras (comprada pela Suzantur)

Rio Grande da Serra:

– Viação Talismã