Fachado do Colégio Singular, em Santo André- Fotos Divulgação

Nos domingos, dias 3 e 10 de novembro, acontecerá o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Colégio Singular e o cursinho Singular Anglo, com unidades localizadas no Grande ABC, por meio de seu diretor de vestibulares, Paulo Roberto De Francisco, prepararam algumas dicas para complementar tudo o que já foi estudado.

Paulo Roberto

De acordo com o diretor, o primeiro passo é avaliar a preparação até este momento. A dica para os alunos que estão mais entrosados e dedicados com a proposta do Exame é de se dedicar às revisões, mas se o estudante não teve a oportunidade de se preparar adequadamente, é importante que ele se dedique aos assuntos de maior incidência – aqueles que são abordados todos os anos – já que não há tempo hábil para aprender novos conteúdos. Dessa forma, o candidato terá melhores resultados refazendo e analisando as provas de anos anteriores para se familiarizar com o estilo das questões e a dinâmica do exame.

“Nesta reta final é preciso adotar estratégias eficazes e reforçar os cuidados com a saúde física e emocional, manter uma boa alimentação e noites de sono, além de evitar qualquer tipo de exageros”, orienta o diretor.

Vale ainda uma análise das possibilidades de temas para a Redação e conferir o repertório a fim de que não faltem argumentos.

Nada de estudar os conteúdos extensos. A aposta está em focar na área de maior interesse, já que as instituições de ensino costumam atribuir pesos maiores às notas de acordo com a escolha da carreira, como é o caso da inscrição no Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Outra dica que merece atenção dos candidatos é quanto à formulação das questões que, na maioria delas, estará contextualizada com situações do cotidiano e assuntos contemporâneos, inclusive nas provas de Matemática, que raramente trarão o assunto na forma pura.

O diretor alerta para o perigo de “chutar” as respostas, pois no Enem prevalece a TRI – Teoria da resposta ao item, onde cada uma das questões tem uma pontuação específica (fácil, médio e difícil).

Na véspera das provas, a orientação é não estudar as teorias complexas. “A melhor dica para os dias que antecedem as provas é fazer atividades prazerosas, dormir cedo, fazer uma boa alimentação e deixar separado todo o material e documento necessário para o exame. Ao se dirigir para o local de prova, tente não pensar na prova. Ouça uma música ou converse sobre outros assuntos”, orienta Paulo Roberto De Francisco.

Por último, não esqueça de checar antecipadamente o local de prova, acessando o link: https://enem.inep.gov.br/ .